TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista 4 Processos Quimicos

Por:   •  28/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

LISTA 4

1)O ferro gusa é constituído por ferro, aproximadamente 4% de carbono, silício, manganês, fósforo e enxofre. Diferentemente do aço comum que é constituído por ferro, até aproximadamente 2% de carbono e podendo ter também outros elementos em sua composição.

2)O refino do aço é feito em uma instalação chamada de Aciaria, normalmente é feito em batelada, podemos ser feitos em dois processos, aciaria a oxigênio, no qual a carga é liquida, e aciaria elétrica, com carga solida.

3)Os minérios que podem ser utilizados para a produção de ferro são: Magnetita, Hematita, Goethita, Limonita, Ilmenita, Siderita e Pirita

4) Ganga é a parte do minério representada por impurezas sem valor direto.

5) As operações de aglomeração são operações que servem para conferir as cargas que serão alimentadas no alto forno, constituídas por minérios de ferro e fundentes, com um formato adequado e uma resistência mecânica apropriada para o percurso dessas cargas durante o processo. Podem ser elas a sinterização e a pelotização.

6)A separação da escoria e o gusa liquido se separam por meio da gravidade, pois a escória tem muita fluidez e apresenta um baixo peso específico. Diante disso, são formadas duas camadas, uma metálica e outra com a escória.

7)A principal função do processo de redução do minério, seria separar o ferro (Fe), da estrutura do seu minério (Fe2O3).

8)As cargas típicas de uma conversão são predominantemente líquidas (aciria a oxigênio). Ao usar oxigênio e não ar, resulta em uma alta quantidade obtida de produção de aço. Assim, esse conversor apresenta vantagens econômicas sobre outros processos.

9)Se mantém a carga no estado líquido durante o processo de refino devido ao calor gerado pelas reações exotérmicas. O papel da cal e aditivos no processo é de fixar as impurezas geradas em forma de escória.

10)Com o ferro no estado sólido, deve-se fundi-lo novamente, normalmente em processos que utilizam o arco elétrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (23.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com