TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS QUÍMICOS NA ATMOSFERA

Seminário: PROCESSOS QUÍMICOS NA ATMOSFERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Seminário  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

Química Ambiental – Aula 03

PROCESSOS QUÍMICOS NA ATMOSFERA

Naturalmente é liberado para a atmosfera compostos químicos, por exemplo, respiração, fotossíntese, desnitrificação etc. Entretanto esses processos são controlados pelo próprio ambiente, através de processos físicos, químicos e biológicos que se encarregam de regular a taxa de entrada e saída das emissões, mantendo o ambiente equilibrado. Entretanto quando a taxa de emissão de compostos para o ambiente passa a ser maior do que o ambiente pode absorver, a emissão gera poluição.

Assim, poluição pode ser definida com a introdução, direta ou indireta, de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema. E os agentes da poluição (as emissões) são normalmente designados como poluentes, e podem ser de natureza física, química ou energia.

1. Fontes de emissões naturais e antropogênicas

As fontes de emissões (poluentes) podem ser classificadas como naturais ou antrópicas. As naturais existem na natureza desde que o mundo foi formado. As antrópicas são aquelas que a humanidade criou. A fonte pode ser ainda considerada pontual, quando existe um ponto localizado onde ocorre a emissão, ou difusa, quando a emissão está espalhada em uma grande área. A fonte pode ser móvel ou estacionária.

Os poluentes podem ser classificados como primário e secundário. Poluente primário é aquele composto que chega à atmosfera pela emissão direta por uma fonte natural ou antrópica. Poluente secundário é o composto formado como produto de uma reação entre compostos presentes na atmosfera.

Exemplos de fontes de poluição:

Naturais: vulcões, plantas, superfície do mar (ver tabela 1);

Antrópicas: as indústrias são as fontes antrópicas mais significativas, ou de maior potencial poluidor;

Pontual: emissões de uma chaminé;

Difusa: emissões de compostos pela superfície do mar (spray marinho);

Móvel: veículos automotores (os veículos se destacam nas cidades como as principais fontes poluidoras); trens; aviões e navio;

Estacionária: indústrias; usinas termoelétricas; incineradores de resíduos; entre outras.

Exemplos de poluentes:

Primários: Dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx), o monóxido de carbono (CO) e alguns particulados, como a poeira.

Secundários: Sulfito (SO3) formado pelo (SO2 e O2 no ar) reage com o vapor de água para produzir o ácido sulfúrico (H2SO4); o cloreto de amônio (NH4Cl), formado pela reação do ácido clorídrico (gás) e amônia (gás).

Os principais poluentes do ar são monóxido de carbono (CO), Dióxido de carbono (CO2), Óxidos de enxofre (SO2 e SO3), Hidrocarbonetos, Material particulado (MP); Asbestos (amianto); Metais; Gás fluorídrico (HF); Amônia (NH3); Gás sulfídrico (H2S); Pesticidas e herbicidas; Substâncias radioativas; Calor e Som. O Quadro 1 apresenta os principais poluentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com