TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquímica: estudos científicos processos químicos que ocorrem em organismos vivos

Seminário: Bioquímica: estudos científicos processos químicos que ocorrem em organismos vivos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Seminário  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

Bioquímica: É a ciência que estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos.

ION- Elemento químico com carga positiva e negativa.

RIM: O rim é responsável por monitorar á quantidade de sódio, potássio, magnésio, cálcio entre outros que se encontra no sangue.

As proteínas são moléculas constituídas de uma cadeia linear de aminoácidos unidos por ligações peptídicas, responsável por executar diversas funções dentro das células, mais notadamente atuando como enzimas, substancia que catalisam reações metabólicas aumentando grandemente as suas velocidades.

A. Aminoácidos não essenciais: são os que podem ser sintetizados pelas próprias células do organismo, sendo assim, não precisam ser obtidos via alimentação.

B. Aminoácidos essenciais: são aqueles que o organismo não é capaz de sintetizar, sendo assim, têm de ser obtidos via alimentação. Para a espécie humana são oito aminoácidos: valina, leucina, treonina, fenilalanina, lisina, isoleucina, triptofano e metionina.

hemoglobina=A hemoglobina é a proteína que contém ferro e transporta oxigênio através dos glóbulos vermelhos (eritrócitos) pelo organismo.

mioglobina=A mioglobina é uma proteína de baixo peso molecular, encontrada nas musculaturas esquelética e cardíaca. É uma proteína ligadora de oxigênio, atuando como reserva de oxigênio, o que facilita a sua movimentação dentro das células musculares.

A mioglobina e a hemoglobina são as proteínas carreadoras de oxigênio nos humanos. A mioglobina facilita o transporte do gás nos músculos e serve como reserva do O2 . Já a hemoglobina carreia o oxigênio nas hemácias, células presentes na corrente sangüínea.

Equilíbrio ácido-básico

O grau de acidez é uma propriedade química importante do sangue e de outros líquidos orgânicos. A acidez se expressa na escala pH, em que 7,0 é o valor neutro, acima deste é básico (alcalino) e abaixo é ácido. Um ácido forte tem um pH muito baixo (cerca de 1,0), enquanto uma base forte tem um pH muito elevado (próximo de 14,0). O sangue é normalmente ligeiramente alcalino, com um pH que varia entre 7,35 e 7,45.

O equilíbrio ácido-básico do sangue é controlado com precisão porque inclusive um pequeno desvio da escala normal pode afetar gravemente muitos órgãos.

A membrana plasmática ou membrana celular ou plasmalema é uma estrutura fina que envolve todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular (interior da célula) e o ambiente extracelular (exterior). A membrana celular não é apenas uma barreira, mas também uma “porta” seletiva, permitindo que a célula capture, para seu interior, apenas os elementos do meio exterior que lhe são necessários. Além disso, permite que a célula libere algumas substâncias do seu interior para o exterior, conforme sua necessidade. Essa capacidade da membrana em controlar a entrada e a saída de determinadas substâncias da célula, chama-se permeabilidade seletiva, sendo essa propriedade fundamental para manter intacta a composição química do interior da célula. Outra propriedade da membrana plasmática é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com