TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Avançada

Por:   •  29/1/2018  •  Resenha  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

      UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇOS

Fichamento de Estudo de Caso

Trabalho da disciplina Logística Avançada (Supply Chain Management)

                                                 Tutor: Prof. Audemir Leuzinger de Queiroz

Porto Alegre

2017

Estudo de Caso: ZARA: Moda Rápida

TÍTULO: Logística Avançada (Suplly Chain Management)

Subtítulo: ZARA: Moda Rápida

REFERÊNCIA:  Pankaj Ghemawhat. José Luis Nueno

O estudo de caso apresenta o rápido crescimento do grupo Inditex (Industria de Diseño Textil) que é especializada em desenhar, fabricar, vender vestuário como sapatos, acessórios para mulheres, homens e crianças. O grupo é proprietária da empresa ZARA com sede em La Corunha na Espanha, e também de mais cincos redes varejistas (Massimo Dutti, a Pull & Bear, a Bershka, a Stardivarius e a Oysho), eles chegaram a um lucro líquido de 340 milhões de euros no ano fiscal de 2001 e com 1284 lojas no mundo.

A trajetória de seu fundado Amancio Ortega Ganoa iniciou em 1963, fundou a Confecciones Goa fabrica         de produtos como roupões, adquiriu conhecimento e experiência em fabricação e varejo, e em 1975 inaugurou sua primeira loja ZARA. Desde o início ele trabalhou para posicionar a ZARA como uma loja que vendia “roupas de moda de qualidade média com preços acessíveis”. Em 1985 até o final da década, havia aberto lojas em todas grandes cidades na Espanha. Em 1990, expandiu para abertura de lojas no exterior e iniciou investimentos em logística de fabricação e TI, e com esse grande crescimento incluiu a criação de um sistema de fabricação just-in-time, com um armazém de 130.000 metros quadrados próximo à sua sede, com sistema de telecomunicações avançado conectando a sede aos locais de fornecimento, produção e venda.

Principais concorrentes: São as internacionais Gap, H&M e Benetton. A Gap e a H&M, os maiores varejistas especializados em vestuário, porém sua produção era terceirizada. Benetton investira em produção, mas suas lojas eram administradas por licenciados.  

Sistema de negócio: A ZARA com sua fabricação interna de seus produtos mais sensíveis à moda, tinha em torno de 11.000 itens no ano. A produção era feita em pequenos lotes, com “integração vertical da fabricação dos itens” devido a sua necessidade de todo o processo (Criação, fabricação e distribuição) ser rápida. Os itens mais básicos precisavam ter preços mais baixos, eram trazidos do norte da África e da Ásia, devido a produção na Europa ser de 15%-20% mais cara. Toda produção interna e externa passava pelo centro de distribuição da ZARA (Com sistema de rastreamento móvel que pendurava peças na área correta, identificada por código de barras, sobre carrosséis capazes de lidar com 45.000 peças dobradas por hora), os produtos eram enviados diretamente para as lojas 02 vezes por semana. Para toda agilidade do processo a ZARA fazia 35% do design dos produtos e compras de matéria-prima, de 40%-50% da compra de produtos finalizados e 85% da produção interna depois que a estação havia começado, com isso ela era capaz de criar um design e ter produtos finalizados nas lojas dentro de 04 ou 05 semanas.

Fornecedores: Para as entregas das lojas ZARA era por meio de serviço terceirizado, 75% das mercadorias eram enviadas por caminhão, 25% eram enviados via aérea pela KLM e DHL. Os fornecedores de tecido eram em Barcelona e Hong Kong, 50% dos tecidos eram comprados “cru” sem tingimento, com isso facilitava atualizações durante a estação e maior flexibilidade. A index também tinha como subsidiária o fornecedor Comditel que gerenciava o tingimento, estampa e o acabamento dos tecidos para todo grupo. A ZARA também contata com as subempreiteiras, oficinas pequenas que eram enviadas peças cortadas para fazer a costura uma atividade de mão-de-obra intensiva. Todas as peças voltavam para complexo da ZARA para serem inspecionadas, passadas, etiquetadas, embaladas e distribuídas.

Objetivo: A ZARA oferecia grande variedade de novas peças e acessórios de estilo preços baixos em lojas sofisticadas e bem localizadas. O grande atrativo e objetivo era gerar a sensação de escassez e oportunidade, devido à grande rotatividade dos produtos. Seus clientes sabiam quando chegavam novas coleções e se gostassem de algum modelo teria que comprar rápido, os modelos eram trocados a cada três ou quatro semanas. Os clientes visitam em média 17 vezes ao ano sendo que seus concorrentes tinham média de 4 vezes.  Para ZARA a rápida rotação do estoque e pequenas remessas, prateleiras de exposição criava a sensação “compre agora, pois você não verá esse item depois”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com