TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa Aplicada Ao Comércio Varejista

Por:   •  15/9/2023  •  Artigo  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 7

Logística reversa aplicada ao comércio varejista

Reverse logistics applied to retail trade

Julia Oliveira Lourenço, UTFPR Campus Medianeira. Cursando Engenharia de Produção. Contato: jujuca.lourenco@hotmail.com

Gabriel Antonio Smaniotto, UTFPR Campus Medianeira. Cursando Engenharia de Produção. Contato: Gabri.smaniotto@hotmail.com

Roberto Cardoso Borges Junior, UTFPR Campus Medianeira. Cursando Engenharia de Produção. Contato: robertojunior@alunos.utfpr.edu.br

Resumo
A Logística Reversa é um desafio para as organiazações que desejam ser destaque na corrida mercadológica estadual, nacional e mundial. Diante do cenário mundial de competitividade, ter uma empresa bem estruturada, atualizada e dinámica, é fundamental. O grupo Boticário é destaque e referência nacional na execução da Logística Reversa através do retorno de embalagens vazias às unidades da empresa. O presente artigo buscou demonstrar as diferentes faces da Logística Reversa e sua relação com a sustentabilidade, abrangendo o social, o económico e o sustentável.

Palavras chiave

Logistica Reversa, destaque, sustentabilidade.

Abstract

Reverse Logistics is a challenge for organizations that want to stand out in state, national and global marketing race. Faced with the world scenario of competitiveness, a well-structured, updated and dynamic company is fundamental. The Boticário group is a national featured and reference in the implementation of Reverse Logistics through the return of empty containers to the company units. The present article sought to demonstrate the different faces of Reverse Logistics and its relationship with sustainability, and its relevance in social, economic and sustainable scope.

key words

Reverse Logistic, featured, susteinability.

1. Introdução

Entender que a logística se faz presente no cotidiano do brasileiro e de suas empresas, é fundamental para compreender o que abordaremos no presente artigo. Pensar que alguma empresa não sobreviveria sem a logística e seu gerenciamento, definitivamente, não é demasia.

Segundo  Rosa (2011) a definição de logística gira em torno de quantidades, produtos, tempos e qualidades realizadas corretamente com agilidade e economia. Seu objetiVo é atender de forma honrosa as necesidades do consumidor final, colaboradoes e fornecedores.

Através do Gerenciamento da Logística compreende-se os conjuntos de ações que resultam em redução de custos e que atendam aos desejos do consumidos final. Sua aplicação deve agregar valor aos fornecedores, investidores, clientes e para a companhia como um todo. (ROSA, 2011)

[pic 1]

Figura 1

Fonte: GOL

Dentro das diferentes facetas da logística, surge a “Logistica Reversa”, um conceito que mudou para sempre o olhar das empresas frente a sustentabilidade, o reaproveitamento e o retorno fincanceiros de pequenas ações. Segundo Leite (2003) é possível obter vantgens mercadológicas através da Logística Reversa.

A competitividade resultante da Logistica Reversa é sustentanda por quatro pilares: A sustentabilidade garantida. A moral da empresa e a redução de ameaças frente sua imagem. Agrega valor à empresa, aos colaboradores e fornecedores aumentando o lucro operacional. (LEITE, 2003)

A Logística Reversa funciona através de etapas pré-definidas, as chamadas etapas de retorno. Primeiro realiza-se a coleta do material que irá retornar e sua armazenagem que deve ser feita por setor e quantidade. Após realizar as etapas primordiais é necessária a segregação dos produtos e a definição dos destinos. Diante disso é possivel realizar os diversos tratamentos propostos para cada tipo de produto, nesta etapa os produtos são remanufaturados, demontados e reciclados através da sua resdistribuilçao, dando vida a novos produtos, matérias-primas e manufaturas. (LEITE, 2003)

Toda mudança traz um desconforto, seja por parte de quem propõe a mesma ou de quem a sofre. Com a logística reversa não seria diferente. Dentre as muitas dificuldades que podem surgir ao longo da sua aplicação destacamos algumas segundo Leite (2003): os intereses conflitantes, as divergencias de opiniões gerados dentro da empresa, altas taxas de juros, tributos e a falta de incentivo por parte do governo federal podem causar um desconforto entre os setores da comphania. O obstáculo em reaproveitar os diferentes materias produzidos é enorme, pois cada produto demanda uma tecnología, um tratamento e um cuidado diferente que por sua vez demanda muito dinheiro.

  1. Logística Reversa e a Sustentabilidade

O cenário atual brasileiro demonstra um aumento consideravél na aquisição de bens de consumo e no uso da internet. O e-commerce cresceu mais de 30% e a PNRS (Politica Nacional de Resíduos Sólidos)ganha, cada vez mais, seu espaço nas empresas brasileiras. Diante disso é impossivel ignorar as consequencias das necesidades de retorno dos produtos manufaturados, sendo elas: a complexidade logística, os problemas da cadeia produtiva e o risco em comprometer a imagem da empresa. (LEITE, 2003)

De acordo com Leite (2003) compreender a importancia da política de retorno, ou seja, colocar em prática a Logística Reversa, exprime uma economía de 0,5% do PIB brasileiro ou R$ 18,5 bilhões de reais.

 Neste contexto surgiu a necessidade de responder ao seguinte problema: Qual o diferencial da logística reversa nas empresas varejistas? Este estudo teve por objetivo geral avaliar se a logística reversa pôde aprimorar o a sustentabilidade do setor varejista brasileiro, tomando como base o grupo Boticário e suas ações. Este estudo teve por objetivo específico demonstrar se a logística reversa contribui para a imagem da empresa perante o consumidor final.

2. Metodologia

A Logística Reversa trata-se de uma logística de retorno, a qual procura fazer o trabalho do transporte do produto que está com o cliente para a origem, assim direcionando o produto para reciclagem, reuso ou descarte correto.

Segundo Liva et al. (2003), existem três tipos de Logística Reversa:

Logística reversa de pós-venda: são produtos que não tiveram uso ou com pouco uso, que foram devolvidos. Seriam aqueles que tiveram erros no pedido, avaria no transporte, produtos consignados, garantia fornecida pelo fabricante, etc. Estes produtos podem retornar ao mercado, reciclados ou descartados.

Logística reversa de pós-consumo: são produtos descartados pela sociedade, que possuem alguma utilização ou em fim de vida útil. Os produtos que ainda possuem utilização são usados como reuso, sendo itens de segunda mão até chegar a um ponto que não poderão serem mais utilizados. Os produtos que não possuem mais vida útil acabam sendo destinados à reciclagem, onde serão destinados à aterros sanitários, lixões ou serem incinerados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (226.9 Kb)   docx (172.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com