TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa de Medicamentos

Por:   •  22/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.170 Palavras (21 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 21

H NNELY CAMARGOS COIMBRA MONTEIRO

THIAGO DOS SANTOS SILVA

LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS:

O DESCARTE DE MEDICAMENTOS NA CIDADE DE

TEÓFILO OTONI (MG)

FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI

TEÓFILO OTONI - MG

2018

H NNELY CAMARGOS COIMBRA MONTEIRO

THIAGO DOS SANTOS SILVA

LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS:

O DESCARTE DE MEDICAMENTOS NA CIDADE DE

TEÓFILO OTONI (MG)

Artigo Científico apresentando ao Curso de Administração das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção de título de Bacharel em Administração.

Área de Concentração: Logística

Orientadora: Profª. Msc. Ayesha Schwartez Souza

FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI

TEÓFILO OTONI - MG

2018

SUMÁRIO

RESUMO 4

INTRODUÇÃO 5

1 LOGÍSTICA 6

1.1 Logística Empresarial 6

1.2 Logística Reversa 7

1.2.1 Fatores que corroboram para a admissão da logística reversa pelas empresas 9

1.2.2 Descarte medicamentos: consequências e possibilidades 10

1.2.3 Legislação e práticas no Brasil 13

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E TÉCNICOS 15

2.1 Classificação da Pesquisa 15

2.2 Análise dos Dados 16

CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS 20

LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS: O DESCARTE DE MEDICAMENTOS NA CIDADE DE TEÓFILO OTONI (MG)

Hânnely Camargos Coimbra Monteiro

Thiago dos Santos Silva

RESUMO

A proposta deste artigo é pesquisar a promoção de políticas de Logística Reversa nas empresas e a divulgação da mesma, na cidade de Teófilo Otoni. Visto que o descarte inadequado de medicamentos pode causar diversos impactos ambientais, para desenvolver este tema foram realizados questionários para a coleta de dados, a fim de perceber se haveria conscientização da população abordada acerca do tema. Também foi aferido as farmácias que são referência na cidade, que foram submetidas a um questionário para averiguar se há preocupação sobre as logísticas reversas, mas em segundo momento especificou-se, a partir dos resultados, em apenas uma, a Indiana. Com isso foi possível compreender que não há entendimento da população sobre o tema mas, que a empresa abordada possui tal política e projetos para melhorar a logística reversa atual e o descarte de medicamentos. Entretanto não há divulgação dessas práticas a quem é parte inerente do processo, o cliente.

Palavras-chave: Logística Reversa; Descarte; Medicamentos; Meio Ambiente.

INTRODUÇÃO

O presente artigo intitulado como “Logística Reversa De Medicamentos: O Descarte de Medicamentos na Cidade de Teófilo Otoni (MG)” foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de curso de Administração, com área de concentração em Logística.

O artigo objetivou verificar a promoção de políticas de Logística Reversa nas empresas e a divulgação da mesma, na cidade de Teófilo Otoni, através da aplicação de questionários para obtenção de dados e revisão bibliográfica.

As demandas ambientais têm se tornado motivo de vários debates e discussões por todo o mundo. As fontes naturais estão se esgotando, o próprio ar já não é mais puro, e de forma lenta e gradual tudo está se acabando (GRECCO, 1998).

O descarte inadequado de medicamentos é um dos fatores que tem contribuindo não só com degradação do meio ambiente, mas causando riscos consideráveis a saúde humana. Pesquisas realizadas têm apontado à presença de resíduos de medicamentos nas águas e solo, causando efeitos adversos a saúde, seja humana ou de espécie animal (BILA; DEZOTTI, 2003).

O desperdício de medicamentos tem vários precedentes, dentre as quais se destacam: a dispensação de medicamentos além da quantidade exata para o tratamento do paciente, a interrupção ou mudança de tratamento, a distribuição aleatória de amostras-grátis; e o gerenciamento inadequado de estoques de medicamentos por parte das empresas e dos estabelecimentos de saúde (ANVISA, 2009).

Além do descarte de medicamentos em desuso no lixo doméstico, a própria eliminação urinária ou fecal pode ser considerada uma fonte causadora da presença de fármacos na natureza (UEDA et al., 2009). Entretanto, neste artigo, serão abordadas apenas as causas e impactos do descarte doméstico de medicamentos.

Assim, torna-se imprescindível a utilização da Logística Reversa de modo que venha contribuir com o descarte desses medicamentos, buscando diminuir ou até mesmo dissipar com esse problema na sociedade.

O artigo a seguir irá tratar, em seu primeiro capítulo, do progresso da logística até chegar à logística reversa de medicamentos, os fatores que corroboram para a admissão da logística reversa pelas empresas, causas e consequências do descarte de medicamentos e por fim a legislação e práticas no Brasil.

No segundo capítulo será abordado sobre a pesquisa feita para obtenção dos dados, análise dos mesmos e a metodologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com