TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luta de Classes

Por:   •  21/3/2017  •  Seminário  •  3.778 Palavras (16 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 16

FACAM - FACULDADE DO MARANHÃO                                                                                        CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 1° PERÍODO NOTURNO, 214 – 2017.                                     DISCIPLINA:  SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA PARA A ADMINISTRAÇÃO                                                PROFESSORA: CAROLINE DE SOUSA BOTELHO

SÃO LUIS - MA                                                                                                         18/03/2017

Luta de classes

Karl Marx

INTEGRANTES:

DAVID MARTINS OLIVEIRA

MILITÃO CARDOSO PINHEIRO JUNIOR

LURDINEIA RAMOS CANTANHEDE

THIAGO DOS INOCENTES BRASIL

MESSIAS ANDRE DE ANDRADE

JESSICA ALVES DA SILVA FERREIRA VIEIRA

ISAÍAS BEZERRA DUTRA DA SILVA

INTRODUÇÃO

Filósofosociólogojornalista e revolucionário socialista. Nascido na Prússia, ele mais tarde se tornou apátrida e passou grande parte de sua vida em Londres, no Reino Unido. A obra de Marx em economia estabeleceu a base para muito do entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento econômico posterior.  Ele publicou vários livros durante sua vida, sendo que O Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867-1894) são os mais proeminentes.

Nomeado como pai do socialismo defendia a igualdade para todos, buscava direitos trabalhistas aos operários; que existisse as empresas estatais ao invés das empresas privadas; que os lucros fossem distribuídos à sociedade para o bem-estar de todos.

Desenvolveu o pensamento de que a nação exclui o capitalismo que usufrui do operário e o descarta, quando este não é mais produtivo. Criou o principio da "MAIS VALIA” onde o conhecimento deveria ter o verdadeiro valor, pois o operário é detentor do conhecimento e o menos renumerado, e a empresa vende os produtos e arrecadam os lucros, através disso o capitalismo adotou novas formas de trabalho dentro do mercado, Karl Marx defendia leis trabalhistas, direito a participação de lucros, distribuição de renda e políticas sociais.

LUTA DE CLASSES

A sociologia de Marx é, de fato, sociologia da luta de classes. Segundo Bendex e Lipset, "uma classe social em termos de Marx é qualquer agregado de pessoas que desempenham a mesma função na organização da produção". Segundo Marx, "a classe é a manifestação da diferenciação econômica".

O conceito de luta de classes, embora não originalmente proposto por Karl Marx, é ainda uma de suas grandes contribuições à Sociologia. Para Marx, "a história de toda a sociedade até então existente é a história da luta de classes".

(A primeira linha do manifesto comunista - 1848). Segundo Raymond Aron, "as classes são os atores principais no drama histórico do capitalismo Em particular e da história em geral".

As classes referem-se aos grupos de pessoas que têm seu próprio papel a desempenhar nas relações de produção. As relações de produção referem-se ao fato de que no processo de produção industrial o trabalho e o capital estão em relação específica uns com os outros. O trabalho é a capacidade que a classe operária possui.

O capital é o instrumento investido a partir do qual o lucro é derivado. Aqueles que possuem capital são donos de capital. Aqueles que são trabalhadores - eles são os donos da força de trabalho. Capital obtém lucro, trabalho obtém salário. Trabalho e capital estão inter-relacionados, são inseparáveis. Não se pode pensar um sem o outro.

Marx diz:

As classes são, portanto, grupos de pessoas identificadas e distinguidas umas das outras com base nas suas relações com os meios econômicos de produção. O meio de produção econômico refere-se à infraestrutura econômica que poucas pessoas possuem contra muitos. Poucas pessoas são capitalistas e muitos são trabalhadores.

A infraestrutura econômica refere-se a todas aquelas terras, máquinas, ferramentas, tecnologia e as habilidades que auxiliam o processo de produção.

Marx reconhecia a classe como uma característica única das sociedades capitalistas. Marx usou o termo classe social em todas as suas obras, mas explicou-o apenas em uma de forma fragmentada. As passagens mais claras sobre o conceito de estrutura de classes podem ser encontradas no terceiro volume de seu famoso trabalho O Capital (1894). Sob o título de "classes sociais", Marx distingue três classes relacionadas com as três fontes de renda.

(I) Proprietários de mão-de-obra simples ou trabalhadores cuja principal fonte de rendimento é a mão-de-obra.

(II) Proprietários de capital ou capitalista cuja principal fonte de rendimento seja lucro ou mais-valia.

(III). Os proprietários de terras cuja principal fonte de rendimento é a renda do terreno.

Desta forma, a estrutura de classes da sociedade capitalista moderna é composta por três grandes classes, isto é, trabalhadores assalariados de trabalhadores, capitalistas e latifundiários. Em um nível mais amplo, a sociedade poderia ser dividida em duas classes principais – os que possuem e os que não possuem. Os que possuem são os proprietários de terra / ou capital muitas vezes chamado de burguesia e os não possuem são aqueles que nada possuem, mas a sua própria força de trabalho, muitas vezes chamado como Proletariado. Segundo Marx, "uma classe social ocupa um lugar fixo no processo de produção". Bendex e Lipset identificaram cinco variáveis que determinam uma classe no sentido marxista:

1. Conflitos sobre a distribuição de recompensas econômicas entre as classes.

2. Fácil comunicação entre os indivíduos na mesma posição de classe para que ideias e programas de ação sejam prontamente disseminados.

3. Crescimento da consciência de classe no sentido de que os membros da classe têm um sentimento de solidariedade e compreensão de seu papel histórico.

4. Insatisfação profunda na classe inferior por sua incapacidade de controlar a estrutura econômica de que se sente ser a vítima explorada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com