TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Luta de Classes

Por:   •  23/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Disciplina: História da Educação I

Lic. Ciências Biológicas – 1º Período

Aluno: Mariana dos Santos de Paula

 RA:10171001298

Resenha: 4/4

Tema: A educação do Homem Feudal / O papel social e educacional da igreja católica.

Referência Bibliográfica:

PONCE, Aníbal. A Educação e Luta de Classes. Trad. José Severo de Camargo Pereira. 24ª.ed. São Paulo: Cortez. (p. 83-132)

                                           

                                         Resenha Descritiva

                                                                                Mariana dos Santos de Paula                                 

A educação do Homem Feudal.

O papel social e educacional da igreja católica.

A educação na época feudal, tinha como base a igreja católica, naquele momento as escolas passaram a ser tutela da igreja, os monges e os plebes eram instruídos, eles eram formados para ensinar as pessoas sobre as doutrinas da igreja. Os plebes e os monges mostravam aos camponeses as leis da igreja e as penas que poderiam ser aplicadas na vida dos camponeses caso não seguissem a igreja, portanto a igreja se tornou muito poderosa, dominando grande parte da população, pois levava o indivíduo que já não tinha uma formação e nem muitas instruções sobre outras coisas que não fossem assuntos religiosos, a crer que sua a vida poderia estar arruinada caso não apresentasse boa conduta e fosse contra as doutrinas da igreja.

Houve uma grande contribuição dos colonatos (Romanos) e e dos comitatús (Germanos) para a constituição do modo de reprodução feudal, os Romanos e Germanos trouxeram o princípio, seus ideais para que começassem um feudo. A raça humana, desde que começou a viver em sociedade, sempre dividiu as classes sociais, o que sempre gerou desigualdade, neste período também havia uma divisão de classes, no período da idade média a sociedade feudal era dividida da seguinte forma, o Clero estava no topo da pirâmide, eles obtinham o controle do conhecimento através dos seus dogmas. Todos os indivíduos eram induzido pelos cleros, toda filosofia e conhecimento era restrito para os demais indivíduos, apenas o clero tinha o conhecimento e o clero também tinha posse de muitas terras.  A seguir, no meio da pirâmide, estava a nobreza, onde se encontrava os reis, senhores feudais e a cavalaria, a sua função era proteger o reino, eles também tinham posses de terras, e por último, na base da pirâmide, haviam os servos, que eram os camponeses, eles praticavam todo o serviço para a sociedade feudal, eram alienados aos ensinamentos dos cleros. O servo trabalha para o senhor feudal no intuito de se proteger, já que fora dos castelos da nobreza era muito perigoso, nas estradas um acontecimento frequente eram os saqueamentos, portanto esses servos procuravam proteção, sua única escolha era se submeter a trabalhar durante sua vida toda para os senhores feudais, tendo que pagar impostos, e tendo restrito o que era seu por direito, pois suas produções eram todas dos senhores feudais.  No momento em que um servo era aceito pelo senhor feudal, para que servisse no castelo em troca de abrigo, alimentos e proteção, era feito um contrato vassálico, esse contrato era selado com um beijo, não era feito por escrituras já que eles não tinham esse domínio da escrita, e também através do comitatus. O feudalismo era conhecido como sociedade de castas, seguia essa ideologia, todo indivíduo que nasce servo permanece servo até a morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com