TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: "A LUTA DE CLASSE NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA"

Por:   •  14/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

        [pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ALUNAS:

ANTONIA FÉLIX GUEDES

EMILIANA DE FREITAS DA SILVA

KÁTIA LIMA BRITO

MIRIAN SANTIAGO ANDRADE

SERVIO SOCIAL – SS01 DAMAS – 8º SEMESTRE

TEMA: "A LUTA DE CLASSE NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA".

TRABALHO APRESENTADO A DISCIPLINA DE TRABALHO E SOCIABILIDADE.

PROFESSOR: FRANCISCO ANDRADE.

FORTALEZA – CEARÁ

2017

 

TEXTO: AS LUTAS SOCIAIS NO BRASIL NO ATUAL MOMENTO DO CAPITALISMO: tendências na rearticulação de forças no movimento dos trabalhadores e popular.[1]

Antes de adentramos o que nos relata o texto, lembraremos que luta de classes é a oposição entre as diferentes classes da sociedade. Essa luta que não é apenas um conflito, mas que envolve a economia, a política e a sociedade como um todo. O termo luta de classes foi uma denominação criada pelo filósofo alemão Karl Marx. Para Marx, as lutas de classes foram, ao longo dos anos, um dos vários motivos para as revoluções na história mundial, no qual dividiu a sociedade em proprietários, representados pela burguesia, e trabalhadores, representados pelo proletariado, que eram os únicos trabalhadores.

Já o texto aborda sobre os movimentos de constituição de tendências das lutas sociais no Brasil no atual momento do capitalismo mundial, apoiada na teoria das classes sociais, fundada na relação capital e trabalho. Considerando estudos teóricos e dados empíricos, analisa a incidência dos movimentos do capital e suas mediações nos avanços da organização autônoma da classe trabalhadora e setores populares no país no ciclo aberto em 1978 com o ressurgimento do movimento operário.

As transformações capitalistas ocorridas em todo o globo terrestre, desde as últimas décadas do século XX, produziram um movimento que metamorfoseou as classes sociais fundamentais e que esse movimento tem profunda incidência sobre a luta social, em particular pela fragmentação da classe trabalhadora (ANTUNES, 2000). Ou seja, atingindo a universalidade da classe trabalhadora de todo o mundo, mas com incidência mais dramática nos países de capitalismo periférico.

O texto também fala sobre as instituições que se destacaram, por terem as mesmas bases sociais foram; a Central Única dos Trabalhadores – CUT, e o Partido dos Trabalhadores – PT, a concentração de forças no processo constituinte, e na chamada transição democrática no segundo momento realizado em 1986, a “Constituinte”, que deu apoio às lutas populares organizadas durante a ditadura militar, houve uma concentração de forças nesse processo, fazendo um movimento particular na constituinte que passou a ser uma arena de lutas, que confrontavam seus ideais, do lado da organização dos trabalhadores.

Compreensão da equipe:

Entendemos que as ideologias estão associadas às transformações sociais e econômicas ocorridas na Europa e também ao surgimento do operariado como classe antagônica à burguesia. Num panorama de luta de classes marcadas por greves, reformas e revoluções, as doutrinas socialistas, contrárias ao liberalismo e ao capitalismo e pregavam o restabelecimento da soberania do trabalho sobre o capital.

No país capitalista como o nosso é muito difícil se manter em movimentos ativos das lutas de classe, pois todos os dias as mesmas sofrem uma pressão muito forte por conta do capitalismo que vem atuando de várias formas, como por exemplo, com a tal crise instalada, o índice de desemprego cresceu e com isso várias pessoas foram demitias e poucas conseguiram permanecer em seus respectivos empregos, no qual se submetem a qualquer exigência feita pelas empresas ondem trabalham, com isso se instala uma espécie de individualismo por quem estar no trabalho, chegando a fazer tudo para garantir o seu emprego, ficando assim a luta por melhores condições de trabalho em último plano ou talvez nem entre nele por medo de perder o emprego, que na sua grande maioria não é o melhor, mas não tê-lo se tornaria pior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com