TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LÍNGUA BRASILEIRA

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

                             UFVJM- Aguas formosas

Aluno: Igor ribeiro de souza queroz

matrícula: 20171312046

Dando continuidade aos nossos estudos, vamos discutir sobre a Lei nº 10.436 e o Decreto nº 5.626, disponíveis na biblioteca da disciplina.

Durante muitos anos o povo surdo viveu a mercê da supremacia ouvinte, o período de lutas foi intenso e o sofrimento também. Com o passar dos anos e a intensificação das buscas por seus direitos, os surdos estão conquistando seu espaço nas diversas esferas da sociedade.

Pode-se dizer que a primeira grande conquista dessa comunidade, no Brasil, ocorreu em abril de 2002 com a promulgação da Lei nº 10.436, que reconheceu a Língua de Sinais (Libras) como língua oficial dos surdos brasileiros. Em dezembro de 2005 foi publicado o Decreto nº 5.626 regulamentando  Lei nº 10.436, garantindo outros direitos aos surdos.

1=)Tendo como referência a leitura e análise desses documentos, faça uma breve exposição sobre as conquistas da comunidade surda no Brasil.

R= O Brasil reconheceu a Língua Brasileira de Sinais/ Libras, por meio da Lei nº 10.436/2002, como a Língua das comunidades surdas brasileiras, que no seu artigo 4º, dispõe que o sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais / Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Contudo, á medida que têm entrado em contato uns com os outros, tendo nascido em famílias surdas ou sido agrupados em escolas especializadas e na comunidade, o resultado tem sido o desenvolvimento de um sofisticado idioma feito sob medida para os olhos uma língua de sinais. Assim, o tema que será tratado neste artigo será: Inclusão social do surdo: Uma reflexão sobre as contribuições da lei 10.436 á sociedade, aos profissionais e a educação. Referente ao tema escolhido, como podemos observar, existem leis que são criadas porém pouco efetivadas devido muitas vezes não se aplicar as necessidades reais da sociedade organizada. Em vista disso, neste artigo abordaremos o seguinte problema: Em que medida a lei federal 10. 436 de Libras têm estabelecido parâmetros de atuação na sociedade, aos profissionais e a educação? Deste modo, o objetivo geral deste artigo será: Investigar parâmetros e atuações da lei 10.436 de Libras á sociedade, aos profissionais e a educação. Entretanto, para o alcance deste objetivo geral têm-se os seguintes objetivos específicos: Fundamentar a língua de sinais conceitualmente; Fazer uma alusão da história da educação de surdos; Identificar os fundamentos legais da lei federal 10.436 de Libras; Analisar as atuações e benefícios trazidos pela lei federal 10.436 de Libras e mostrar a importância desta  para á sociedade, aos profissionais e a educação. A inclusão leva a reconhecer a importância da LIBRAS no âmbito escolar, profissional e da sociedade em geral. No estudo realizado foram abordadas importantes considerações teóricas relacionadas as contribuições da lei 10.436 essas contribuições se tornaram necessários para dar sustentabilidade às nossas análises, e em particular, à importância da língua de sinais para o surdo, dentro do contexto social, profissional e educacional. Assim, baseada no levantamento bibliográfico e nos objetivos propostos, foi possível perceber que esta lei é de grande importância pois traz parâmetros para o desenvolvimento no processo de aprendizagem do sujeito surdo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (746.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com