TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lógica Formal trata das leis gerais do pensamento

Por:   •  8/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Lógica Formal

A Lógica Formal trata das leis gerais do pensamento, em que tenham de comum, tornando-as universais, ou seja, poderão ser aplicadas em todas as operações do intelecto.

A Lógica Formal é dividida em três partes. Em Pensamento é dividida em Ideia, Juízo e Raciocínio, já em Representação é dividida em Termo, Proposição e Argumento.

A Lógica Formal é baseada em quatro princípios, o princípio de identidade, princípio da não-contradição, princípio do terceiro excluído e o princípio de razão suficiente, e são eles que regem o exercício do pensamento.

O princípio de identidade consiste em dizer Oque é, é. Podemos expressá-lo pela formula X = X, ou seja, uma ideia ou conceito é igual a ele mesmo, pelo menos no momento em que se está realizando o pensamento.

O princípio da não-contradição é quando uma coisa pode ser e não ser ao mesmo tempo, ou entre duas contraditórias, sendo uma necessariamente falsa, como por exemplo afirmando que X é X e X não é X, uma desses afirmações é falsa.

O princípio de terceiro excluído pode ser expressado pela frase, toda coisa deve ser ou não ser. Como por exemplo dizermos que X é X e X não é A, não tendo uma terceira opção, pois uma das afirmativas esta correta.

O princípio de razão suficiente diz que todas as coisas devem ter uma razão suficiente pela qual são o que são e não são outra coisa.

O que é Lógica ?

A lógica é a ciência que expõe as leis, modos e formas do conhecimento científico. Trata-se de uma ciência formal desprovida de conteúdo, que se dedica ao estudo das formas válidas de inferência. Trata-se portanto do estudo dos métodos e dos princípios utilizados para distinguir o raciocínio correto do incorreto.

O estudo da lógica proporcionará a quem a estuda técnicas e métodos de fácil aplicação para determinar a correção ou incorreção de certos raciocínios, incluindo os seus próprios.

Aristóteles foi pioneiro a utilizar a noção para fazer referência ao estudo dos argumentos enquanto manifestadores da verdade na ciência, tendi sido ele quem sugeriu o silogismo como sendo o argumento válido.

Aristóteles é considerado o pai da lógica formal. Por outro lado, a lógica informal é o estudo metódico dos argumentos prováveis na perspectiva da retórica, da oratória e de filosofia, entre outras ciências.

Referencias : Capítulo 1 de COPI, Irving - Introdução à Lógica e Apostila de lógica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com