TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O pensamento de Hugo Grotsia colaborou com a legalização da lei

Tese: O pensamento de Hugo Grotsia colaborou com a legalização da lei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

O pensamento de Hugo Grócio colaborou para a laicização do direito;

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Folisofia

Folisofia

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: ariadneesteves 19 agosto 2013

Palavras: 888 | Páginas: 4

SEMANA 7

O início da Modernidade: a valorização do homem e a gradual superação da visão teocêntrica enquanto fundamento do pensamento jurídico-político. As características do jusnaturalismo emergente e a legitimação da norma jurídica.

Objetivos a serem atingidos:

a) Apresentar a gradual superação do modelo de justiça teocêntrico medieval pelo modelo humanístico-racional moderno.

b) Estabelecer as características do pensamento jusnaturalista moderno.

Para auxílio na resolução das dos exercícios propostos sugerimos, além da indicada pelo seu professor, a seguinte bibliografia:

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca; ALMEIDA, Guilherme Assis. Curso de filosofia do direito. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2002, p.227-231.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da Filosofia.7ª Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002, p.139-146.

KAUFMANN, Arthur. Introdução à Filosofia do Direito e à Teoria do Direito Contemporâneas (Org. KAUFMANN. A; HASSMER W). Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. p. 83-93)

Caso 1 – A modernidade e a superação da visão teocêntrica

Leia a notícia abaixo, extraída de http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2008/02/14/ult574u8200.jhtm, e, após, responda às questões formuladas.

“Debi e Lóide: os americanos estão hostis ao conhecimento?

Patrícia Cohen - 14/02/2008

Um vídeo popular no YouTube mostra Kellie Pickler, a loura adorável de "American Idol" no jogo da Fox "Você é mais inteligente que um aluno do quinto ano?", durante a semana da celebridade. A pergunta de US$ 25.0000 (cerca de R$ 50.000), selecionada do currículo de geografia do terceiro ano do ensino fundamental, era: "Budapeste é a capital de qual país europeu?" Pickler jogou as duas mãos para cima e olhou para o grande quadro negro, perplexa. "Achei que a Europa era um país", disse ela. Para se garantir, decidiu copiar a resposta oferecida por um dos genuínos alunos do quinto ano: Hungria. "Hungria?", disse ela, com os olhos esbugalhados e descrentes. "Isso é um país? Ouvi falar da Turquia, mas Hungria? Nunca ouvi falar."

Tal, digamos, falta de consciência global é o tipo de coisa que deixa Susan Jacoby, autora de "The Age of American Unreason" subindo pelas paredes.(...) Ela tem consciência que alguns poderão chamá-la de chata. "Imagino que serei criticada" como uma pessoa mais velha que menospreza os jovens pela queda nos padrões e valores ou como secularista cuja defesa do racionalismo científico é uma forma de desprezar a religião, disse Jacoby, 62. (...)

Agora, porém, algo diferente está acontecendo, segundo Jacoby: o anti-intelectualismo (a atitude de que "aprendizado demais pode ser perigoso") e o anti-racionalismo ("a idéia de que não existem coisas como provas ou fatos, apenas opiniões") se fundiram de forma particularmente insidiosa.(...) Jacoby também culpa a antipatia do fundamentalismo religioso contra a ciência e lamenta as pesquisas que mostram que quase dois terços dos americanos querem que o criacionismo seja ensinado junto com a evolução.”

1. A mudança de uma perspectiva de pensamento teocêntrico para um modelo antropocêntrico é uma marca da passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Em que sentido podemos relacionar o surgimento de um pensamento jusnaturalista na modernidade com a superação de uma concepção teocêntrica de direito?

2. No texto acima a escritora Susan

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com