TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATRIZ ANSOFF E SUA APLICAÇAO

Por:   •  4/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

MATRIZ ANSOFF E SUA APLICAÇAO

                                                          Luccas Jefferson Ferreira de Lima Gomes

191013254

                                                               Professor: Thiago Duch

FORTALEZA, 2020

INTRODUÇÃO        

A Matriz Ansoff é uma ferramenta utilizadas pelas empresas para planejar ações estratégicas de crescimento, ela foi criada por Igor Ansoff na década de 50. Ela revela as oportunidades e mostra os riscos ao avaliar de maneira pura quatro componentes: penetração de mercado, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de mercado e diversificação. O grande diferencial comparados com outras ferramentas de análise tradicionais é que a matriz Ansoff foi considerada revolucionária por considerar elementos externos e não só os internos como a maioria das ferramentas. Muitas acabavam se limitando ao ambiente interno das empresas a Ansoff era mais voltada para os externos, para os valores incontroláveis, quer dizer que os fatores como economia, concorrentes, políticos e entre outros. 

A matriz é uma ferramenta de análise, portanto, a sua principal função e otimizar as atividades da hora de criar planos de ações o que é essencial para uma empresa, o modelo de matriz tem um padrão a ser utilizado porem os seus elementos podem ser alterados de acordo com as características de cada negócio e o seu nicho do mercado.Com ela, é possível visualizar cenários hipotéticos e explorar com maior precisão os pontos fortes e reparar os pontos fracos do mercado.

Mediante o exposto, a Matriz Ansoff será a ferramenta utilizada para criar estratégias para uma Hamburgueria, para aumentar o seu espaço no mercado e aumentar seu público e maior fidelização de seus clientes, o empreendimento será acompanhado para que possa ser feita uma análise detalhada dos seus pontos fortes e fracos e para identificar qual estratégia deve ser adotada para aumentar seu número de clientes e aumentar sua participação no mercado local de Hamburguerias.

Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar o nível de competitividade, por meio da matriz Ansoff, de um Hamburgueria. Para atingir o objetivo geral, alguns objetivos específicos foram estabelecidos: levantar pontos sobre o ambiente externo da empresa em estudo; descrever as variáveis referentes ao ambiente externo da empresa; analisar as variáveis referentes ao ambiente interno e externo da empresa, considerando-as em termos de pontos fortes, fracos e o que pode ser o diferencial dos concorrentes.

DESENVOLVIMENTO

A hamburgueria que é o objeto de estudo fica localizada no bairro Conjunto Esperança, na cidade de Fortaleza. Localizada longe do centro ou das áreas nobres as hamburgueria compete com os concorrentes locais e as grandes empresas de fast food por entrega de aplicativos. Produto já existente no mercado e com grande concorrência.

A Matriz Ansoff e dividida em 4 partes são elas: 1° A penetração de mercado implica no aumento da participação de mercado dos produtos existentes. 2° O desenvolvimento de novos mercados implica na identificação de novos consumidores para os produtos existentes. 3° O desenvolvimento de novos produtos implica vender novos produtos para os consumidores existentes. 4° A diversificação implica em criar novos produtos para vender para novos consumidores. 

[pic 2]

Com as informações recolhidas com a pesquisa com os clientes e análise do local onde está localizada a hamburgueria e pesquisa nas redes sociais, foi chegado na conclusão que local precisa de uma reforma para deixar local mais atrativo, mudança na cor da fachada e uma aplicação no espaço das mesas para facilitar a passagem do cliente até o caixa e mais espaço entrados dos clientes no local. O sabor dos hambúrgueres tem uma maior variação de carnes de frango e porco e não só a de bovinos mais variações de molhos. Propaganda do local, focar mais nas redes sociais para maiores divulgações de promoção e pode ter maior visibilidade. Preço procurar fornecedores que tenha o melhor preço e venda em maior quantidade para baixar os custos, com produtos de ótima qualidade para assim diminuir os preços e não perde a qualidade dos hambúrgueres oferecidos aos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com