TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATRIZ DO TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL

Por:   •  9/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Matriz do Trabalho de Participação Individual  

Elaborado por: Fred

Disciplina: Gestão de Tributos

Turma: PGO_GTRBPOSEAD-36_17052021_1

ROL da Semana: 1

  1. Introdução

Estado. Arrecadação. Crescimento. Economia. Tais pontos remetem aos tributos e como o Estado deve se financiar através desta poderosa ferramenta para promover o crescimento econômico e o bem-estar da sociedade. Um sistema tributário deve estar a serviço do desenvolvimento econômico, da redistribuição da renda e da garantia de direitos sociais básicos.

E como o sistema tributário se alimenta? Com tributos sobre renda, bens e serviços, mercadorias, propriedade, operações financeiras

  1. Desenvolvimento

Na tributação podemos listar os impostos, despesas, contribuições para melhorias e contribuições especiais, sendo os mais famosos as contribuições sociais e os empréstimos compulsórios.

Em comparação com outros países da OCDE, a carga tributária do Brasil é considerada maior, atingindo 33,7% do PIB em 2020, conforme mostrado na imagem a seguir, e maior do que seus vizinhos sul-americanos, conforme mostrado no gráfico seguinte.

[pic 2]

Figura 1 - Carga Tributária sobre a renda das empresas vs OCDE

.

[pic 3]

Figura 2 - Carga Tributária em relação ao PIB vs América Latina

A maior parte da carga tributária é da União, sendo que os estados e municípios respondem por apenas uma pequena parte do bolo total, conforme mostra a figura a seguir, incluindo a proposta de reforma tributária para manter o nível de carga tributária, mas com redução da participação do governo nos impostos sobre o consumo e na redução do aumento da participação do estado.

[pic 4]

Figura 3 - Cenário Atual vs Futuro - Tributos Brasil

Para a teoria econômica tradicional, o imposto de renda representa uma inibição dos esforços produtivos sociais, pois o retorno sobre tais esforços diminuirá. A tributação gradual do rendimento (tributação progressiva refere-se à taxa de imposto que aumenta com o aumento do rendimento) é um dos principais instrumentos da política económica que visa evitar desequilíbrios sociais, o que significa que é consistente com este grupo particular de países da OCDE. Em comparação com o Brasil, um dos sintomas óbvios do subdesenvolvimento é que seu sistema tributário tende a regredir.

[pic 5]

Figura 4 - Carga Tributária sobre Renda, Lucro e Ganho de Capitais no Brasil e Média dos Países da OCDE

A CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) tem por objetivo a provisão de recursos para a previdência social. Os tributos são recolhidos pelas pessoas jurídicas e assemelhadas e são cobrados sobre o lucro líquido do período-base antes da provisão para imposto de renda, visando o financiamento do financiamento social. Segurança, é importante destacar que esta é a autoridade da aliança.

A tributação de bens, mercadorias e serviços significa encarecer os produtos, levando à redução do consumo social, pois é mais provável que repasse toda a carga tributária para o consumidor final e, no Brasil, são a principal forma de arrecadação. Eles podem ter formas diferentes e podem ser distinguidos: pela amplitude de sua base (pode ser geral ou especial); as etapas do processo de produção e comercialização tributada (pode ser no fabricante, atacadista, comércio varejista ou coleta periódica em todas as etapas) e, a forma de cálculo do imposto (que pode ser feita pelo cálculo do valor total da transação ou apenas pelo valor adicionado pelo contribuinte).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (427.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com