TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MIOPIA EM MARKETING

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES DO TEXTO “MIOPIA EM MARKETING”

1ª) Quais são as ideias centrais do texto?

O texto traz ideias através de inúmeros exemplos sobre os problemas que as organizações podem enfrentar quando buscam direcionar sua produção em torno do seu próprio produto ao invés de entender a necessidade do mercado.

Com isso, antes de tudo, é necessário buscar entender as necessidades do consumidor de seus produtos, preocupando-se primeiramente com o cliente através da prática do marketing, e não com o produto, evitando assim, a miopia em marketing. Levitt afirma que nos contextos em que existem ameaças no crescimento das empresas, a culpa não é do mercado, mas sim da consequência de uma falha administrativa, ou melhor, falha na cúpula, que não conhece seu próprio negócio como deveria, perdendo, pois, o foco para a satisfação das necessidades dos clientes.  

2ª) Qual é a relevância do texto, na opinião da equipe? Justifique.

A importância do texto é mostrar que as empresas devem evitar a miopia em marketing, ou seja, quando a empresa define seu negócio de maneira incorreta, focando somente no produto e não nas necessidades do consumidor. Em vez do administrador focar apenas no produto, o mesmo deve ver e perceber o que leva o consumidor a utilizar o seu produto, observando assim, a necessidade do mercado.  

O texto mostra o quanto é relevante o conhecimento das necessidades do consumidor, sabendo que a indústria vai além do processo de fabricação de produtos chegando até a satisfação do cliente.  

Levitt com base em situações reais e concretas chega na conclusão que as empresas trabalham melhor quando compreendem a situação dos clientes de uma forma mais generalizada, buscando o conhecimento especializado das necessidades reais no mercado em que atuam, preocupando-se primeiramente com a entrega de satisfação, e não somente com a entrega de objetos/serviços.  

É perceptível o perigo que organizações que são encaminhadas exclusivamente para o produto possam chegar ao declínio, até mesmo empresas de grande porte, ou empresas que estão há algum tempo no mercado.  

Por tanto, os administradores em conjunto com a organização devem buscar conhecer as necessidades do consumidor e assim, conquistar cada vez mais o mercado; conquista essa de: satisfação do cliente, credibilidade, estar atualizado, preparado para mudanças, etc.

3ª) Após a leitura do texto, explicar o porquê do título “Miopia em Marketing”.

O autor utiliza como título do texto Miopia em Marketing devido ao foco das empresas no produto que vendiam e não no serviço que o consumidor procurava, ou seja, ocorria a falta de visão no que diz respeito às necessidades do consumidor, focando apenas no produto em si.  

Levitt definiu como miopia em marketing a empresa que tem uma visão restrita sobre qual é o seu negócio. Ou seja, quando a organização define seu negócio de maneira incorreta, visando apenas o seu produto e não o mercado junto com as necessidades do consumidor, isso faz com que a empresa tenha uma visão míope sobre o seu negócio e mercado onde atua. Como isso, o foco fica apenas em seu produto e a empresa não consegue enxergar aquilo de fato possui relevância para o seu empreendimento, como por exemplo: o grau de satisfação que seu produto/serviço traz ao consumidor.  

De acordo com João Bosco Cabral "Uma das causas de miopia é não entender e interpretar o conceito de gestão pela qualidade total, uma forma simples e segura de administrar uma empresa."

Por fim, a miopia de marketing para a empresa é algo extremamente prejudicial, pois corre o risco de perder o mercado para outra empresa que não necessariamente vendam o mesmo produto, mas que trabalham no mesmo tipo de negócio.

4ª) Segundo o autor, “Ford foi ao mesmo tempo o mais brilhante e o mais insensato negociante da história dos Estados Unidos”. Por quê?

De acordo com Levitt, Ford foi brilhante pois criou a produção destinada a atender as necessidades do mercado, ou seja, entregar aos consumidores automóveis que coubessem em seus orçamentos. E, foi insensato porque insistiu em fabricar carros unicamente na cor preta.

Acredita-se que Ford conseguiu reduzir o preço de venda e assim vender milhões de automóveis a 500 dólares cada um graças à sua invenção da linha de montagem que diminuía os custos. Na realidade, ele inventou a linha de montagem porque concluía que, a 500 dólares por unidade, ele poderia vender milhões de automóveis. A produção em massa foi o resultado e não a causa dos preços baixos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com