TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Texto Miopia Em Marketing

Artigo: Resenha Do Texto Miopia Em Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  5.724 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Viçosa- campus de Rio Paranaíba

Curso: Administração Noturno

Disciplina: Administração mercadológica para administradores I

Professor: Gilberto Venâncio

Resenha

Levitt, T. Miopia em marketing. In: Harvard Business Review –Jull/ago 1960.

Emilio Reis - 2021

No texto “Miopia em Marketing”, Theodore Levitt apresenta a visão limitada que as organizações têm sobre o mercado e seus clientes, focando apenas no produto. Sendo assim o autor expõe os riscos e as consequências que esse tipo de comportamento pode gerar para as empresas.

Usando a estrada de ferro como exemplo, o autor nos mostra que muitas empresas possuem grande oportunidade de crescimento, portanto ficam estagnadas no mercado. Segundo ele, isso acontece porque, ao invés de focar na satisfação do cliente e as novas tendências do mercado, algumas organizações ficam restritas somente ao produto. Para reforçar seu ponto de vista sobre a dificuldade de definição correta do seu ramo de negocio, Levitt usa também como exemplo o caso de Hollywood, que quase foi à falência, por causa de uma visão limitada que tinha sobre o mercado. Nesse sentido se preocupavam apenas com o produto, que seria a produção de filmes, e não com a satisfação do cliente que buscava entretenimento.

De forma bem clara, o autor nos mostra através dos exemplos da fabricação do nylon, alumínio e vidro, como é importante a organização definir corretamente seus objetivos e possuir uma administração com espírito totalmente voltado para cliente, a partir disso, sempre terá capacidade de ser criativa e inovadora para fabricar produtos que satisfaça às necessidades dos clientes. Desse modo Levitt afirma com muita segurança que não há setores com maior ou com menor possibilidade de crescimento do que outros, pois todas as organizações possuem um potencial a ser explorado e que simplesmente não é visualizado por quem está à frente dos negócios. Neste sentido, o autor reforça que está faltando é vontade das companhias de sobre viver e atender ao publico com engenhosidade e habilidade.

Theodore Levitt defende que existe um ciclo auto ilusório, fazendo com que muitas empresas acreditem que a rápida expansão será para sempre e por isso não se preocupam com o futuro e consequentemente não inovam. Na visão do autor, muitas empresas por causa dessa ilusão despencam em queda livre nos negócios. De acordo com Levitt, há quatro condições que provocam este ciclo, são elas: A crença que o desenvolvimento é assegurado por uma população em crescimento, a crença de que não há substituto que possa concorrer com seu principal produto, a fé exagerada na produção em massa e nas vantagens na queda dos custos unitários; A preocupação com um produto que se presta à experimentação cientifica cuidadosamente controlada ao aperfeiçoamento e a redução dos custos de fabricação.

Na visão do autor, uma das indústrias que apresenta este ciclo auto Ilusório, é o setor de petroleiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com