TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO A SERVIÇO DA LIDERANÇA

Por:   •  3/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.119 Palavras (13 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE LATO SENSU

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO GERAL

Coordenador: Prof. Me. Fabio Uchôas de Lima

        

  MOTIVAÇÃO A SERVIÇO DA LIDERANÇA

                                   

                               JERBSON PRESLLEY JESUS DE MACEDO RA: 9334137

BARUERI

2017

JERBSON PRESLLEY JESUS DE MACEDO

 MOTIVAÇÃO A SERVIÇO DA LIDERANÇA  

Projeto de Pesquisa para o Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso apresentado ao Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Paulista, como parte dos requisitos necessários para a obtenção de título de Pós-Graduação Lato Sensu do curso de Pós-Graduação em Administração Geral.

Orientador: Prof. Me. Fabio U. de Lima

BARUERI

                                                           2017

  1. TEMA E TITULO DA MONOGRAFIA

 Motivação a serviço da liderança.

  1. JUSTIFICATIVA PARA O TEMA-PROBLEMA

Com o grande crescimento de novas tecnologias, as organizações mais competitivas percebem que o diferencial de seus produtos e serviços está no investimento em gestão de pessoas. O ser humano é considerado o elemento fundamental dos programas de expansão, de melhoria da qualidade, de incremento da produtividade, de focalização no cliente, de competitividade e outras diretrizes ditadas pelo mundo corporativo. Neste sentido, sempre são as pessoas que fazem a diferença e personalizam as organizações, fazendo-as distinguirem-se das demais. E verificam ainda que, dentre os fatores críticos para o sucesso de qualquer projeto ou atividade cotidiana estão: a motivação da equipe que os desenvolve e a liderança eficaz de quem os conduz. Assim, o grande desafio dos líderes é saber influenciar o funcionário a buscar o que tem de melhor a oferecer, em prol de objetivos e metas a serem alcançadas.

Ainda nos dias atuais é possível verificarmos líderes de grandes organizações sendo surpreendido, por vários aspectos interno/externo. Muitas vezes também, o gestor não consegue motivar sua equipe a atingir os targets pré-estabelecidos pela empresa.   Desta forma, grande parte deles acaba não resistindo a forte exigência do cargo e infelizmente se tornam mais um no mercado de recolocação profissional. A motivação das pessoas é, portanto, um elemento essencial para a saúde das empresas que, por sua vez, passam a perseguí-la ferozmente na sede de sobrevivência no mercado global; mas, por vezes, não conseguem alcançá-la. 

  1. SITUAÇÃO-PROBLEMA DA MONOGRAFIA

Como alcançar bons resultados através da motivação das pessoas?

  1. HIPÓTESE

Diversas mudanças vêm acontecendo no meio corporativo. Nos dias atuais é normal ver organizações cada vez mais preocupadas com as condições as quais seus colaboradores estão trabalhando. Nesse ponto existem setores dentro da organização responsável por avaliar alguns processos, sistemas e qualidade de vida de cada colaborador. Como tudo isso é feito através de pesquisas de satisfação, programas internos e avaliação diária do seu gestor direto.

O líder é o principal responsável pelo andamento de uma equipe. Pois, através dos seus feedbacks os seus subordinados traçam metas. O líder deve ser capaz de identificar as melhores habilidades de cada membro da equipe e estimulá-lo ajudando-o a percorrer os objetivos pertinentes às suas necessidades. Além disso, o líder deve ser a voz da equipe nos momentos de conflitos de modo a obter a confiança e o respeito de seus colaboradores. Em contrapartida poderá sempre ter o apoio quase que irrestrito da equipe no desenvolvimento dos projetos e atividades e ainda tê-los como aliados em situações adversas.

  1. OBJETIVO DA MONOGRÁFIA

Estudar e compreender que a motivação é essencial em qualquer processo natural da vida. E não poderia ser diferente em relação a vida profissional. Hoje, uma equipe motivada supera qualquer desafio imposto por sua liderança, pois tem consigo o básico a motivação. O trabalho, na sua essência, originou-se de uma necessidade do ser humano para obtenção dos elementos necessários a sua sobrevivência: o alimento, o abrigo e a proteção. No decorrer do tempo foram acrescentados a esses elementos outros não tão básicos, porém não menos importantes à evolução humana: o conforto, o lazer, o status, o poder, enfim diversos valores sociais que juntos compõem a tão sonhada e indefinida qualidade de vida.  Desta forma, a finalidade deste estudo será a de descrever sobre a motivação dos indivíduos, e apontar a sua importância em cada etapa da gestão. 

INTRODUÇÃO DESTE PROJETO

Pretende-se com esse projeto, mostrar ao leitor como forma de pesquisa teórica a importância da motivação a serviço da liderança, a partir de autores consagrados nos assuntos relacionados ao tema. Desta forma, a finalidade deste estudo será a de descrever sobre a motivação dos indivíduos, e apontar a sua importância no processo de gestão.

Sendo assim a monografia está estruturada para tratar o tema por meio de três capítulos, assim estruturados.

- Capitulo 1 – Apresentação

Este capitulo descreve o tema, sua importância na atualidade e justificativa. Também será apresentada a metodologia de pesquisa teórica, ou seja como se pretende desenvolver esta monografia: que tipo de pesquisa será realizada ou que métodos e instrumentos serão utilizados para que seja respondida a questão-problema deste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (271.8 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com