TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Novo Hamburgo

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................3

Motivação no Trabalho.....................................................................................4

Conclusão..........................................................................................................7

Referências........................................................................................................8

INTRODUÇÃO

Como pode ser definida a palavra motivação? A motivação nada mais é que como o conjunto de fatores que determina a conduta de um indivíduo e através destes foram desenvolvidas teorias. Esse tema nos últimos tempos tem se tornado um alvo de muitas discussões. Temos vários exemplos de ramos que utilizam esse tema e um deles são as organizações, que buscam obter um maior rendimento dos profissionais que formam o quadro de uma corporação.

A palavra motivação esta relacionada a movimento. Quem motiva uma pessoa, ou melhor, quem lhe causa motivação, causa nela um novo ânimo, faz com que ela busque novos horizontes, novas conquistas. Motive-se, pois, buscando objetivos predeterminados, tentando com mais vontade alcançar seus objetivos, seus desejos; por isso, a preocupação constante deve ser prevenir situações que possam desmotivar as pessoas.

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Uma grande preocupação que perturba as organizações atualmente é a questão da motivação no trabalho. Desta forma, várias pesquisas sobre o comportamento humano são feitas por cientistas para que se encontrem as explicações para a motivação do trabalhador em relação ao seu trabalho. Podemos dizer que geneticamente o fenômeno motivacional quando entendido se torna uma fonte de energia interna que direciona ou dá o foco ao individuo a respeito de seu comportamento na busca de determinados objetivos. Essa fonte esta relacionada diretamente com as necessidades de cada pessoa, ou seja, necessidade que variam de individuo para individuo proveniente das diferenças do próprio ser humano. Por isso que há dificuldade de se estudar e compreender o homem e sua interação com o seu trabalho.

As organizações no seu contexto geral são sustentadas por vários recursos, dentre os quais se torna vantajoso no mercado ao dar destaque para importância dos recursos humanos. Uma vez que para ela é o único recurso que é insubstituível. No entanto, para que as organizações tenham dentro delas pessoas que exerçam sua eficiência ao máximo, é necessário que as mesmas estejam bem motivadas.

A Administração Científica baseava-se na concepção do homoeconomicus, ou seja, recompensa salarial e material do trabalho se tornavam os únicos recursos para demonstrar o comportamento das pessoas. Visão a qual mudou com a famosa experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e sua equipe, quando demostrou que o pagamento ou recompensa salarial não eram os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com