TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz Ansoff

Por:   •  28/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  1.260 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de Ansoff

Igor Ansoff um professor e consultor nascido na Rússia, desenvolveu  em 1965 esta ferramenta para analisar e definir os problemas estratégicos.

Após a segunda guerra mundial as empresas estavam cada vez mais preocupadas em expandir seus produtos e conseqüentemente lucrar mais e a produtividade deixou de ser o único fator relevante para este crescimento, mas sim os mercados externos, a preocupação com novos clientes e novos tipos de produto, então aquela conhecida analise SWOT começou a ser aprofundada e gerou uma nova e mais completa forma de planejamento estratégico, novas fases foram implantadas de forma a aprimorar-lo, na matriz ANSOFF usam-se quatro vetores de crescimento como direção para o crescimento para os negócios futuros, são eles; penetração de mercado, desenvolvimento de mercados, desenvolvimento de produtos e diversificação.

Penetração de Mercado:

Mc’Donalds

Desenvolvimento de produto: Apple

Desenvolvimento de Mercado: Volkswagem do Brasil.

Diversificação: Red Bull

Penetração de Mercado: Acontece quando a empresa continua atuando no mesmo ramo, mas busca um crescimento por meio da introdução dos seus produtos, de alguma forma busca aumentar a freqüência com que os usuários ou consumidores do produto o utilizam ou consomem, para exemplificar melhor escolhi uma empresa de Fast Food muito conhecida que poderia também ser exemplo de outras vertentes da matriz Ansoff mas que eu a citarei neste primeiro.

Empresa: McDonalds Corporation

Nacionalidade: Norte Americana (Estados Unidos)

Empregados:  2 milhões estimadamente

Segmento de Atuação: Alimentação, Fast Food.

Linha de Produto: McOferta

        A Empresa McDonals Corporation se enquadra no quadro de penetração de mercado porque busca constantemente introduzir seu produto por meio de promoções, as chamadas McOfertas de forma que o cliente pense naquele produto como uma alternativa barata e ao mesmo tempo rápida, ela visa atingir um cliente apressado que encontra ali uma forma simples, de se alimentar por um preço condizente ao mercado e com bastante variedades nos diferentes dias da semana, então ao meu ver a empresa McDonalds consegue introduzir na vida das pessoas o seu produto de forma a alavancar suas vendas e ser a empresa de sucesso que é, buscando idéias inovadoras para vender.

Desenvolvimento de Mercado: Este segundo é como o nome diz, voltado ao mercado, geralmente acontecem quando a empresa em questão busca se desenvolver ou seja; crescer com o mesmo produto em localidades diferentes, buscando abrir filiais de novas lojas para comercializar o mesmo produto, para ilustrar melhor este exemplo, gostaria de citar um exemplo da industria automobilística e citar a Volkswagen, que é uma empresa criada pelo governo alemão para fabricar o nosso tão conhecido “FUSCA” que na verdade se chama Volkswagen Sedan. Mas para um melhor entendimento citarei só a subsidiária brasileira, a Volkswagen do Brasil.

Empresa: Volkswagen do Brasil

Nacionalidade:  Alemanha (Onde tudo começou)

Empregados: 25 mil estimadamente

Segmento de atuação: Automobilístico

Linha de produto: Carros em Geral

A Volkswagen do Brasil, empresa do ramo automobilístico, registrada em 1953 em solo brasileiro, já é um exemplo de desenvolvimento de mercado, já que foi originalmente criada em 1953 pelo governo alemão para vender um produto que viria a se tornar um dos mais conhecidos no mundo, o Fusca, que veio para solo brasileiro com intuito de expandir a produção de um produto. Hoje a Volkswagen do Brasil tem os seus próprios produtos como o “GOL”, e a empresa faz necessário constantemente estar “abrindo” novas filiais de lojas para vender o produto em localidades diferentes.    

Desenvolvimento de Produto: Busca criar ou aperfeiçoar produtos, que completem ou substituam os produtos atuais já em linha, constantemente os produtos atuais de qualquer empresa são ameaçados por produtos concorrentes, então as empresas tem que no mesmo ritmo desenvolverem, aperfeiçoar e inovar a sua linha de produto, um exemplo muito bom para este terceiro quadrante, é a Apple INC.  

Empresa: Apple INC.

Nacionalidade:  Estados Unidos da America

Empregados: Estima-se 30 mil

Segmento de atuação: Tecnologia

Linha de produto: Iphone

        A maior empresa em valor de mercado do mundo U$ 713,8 bilhões de dólares, foi responsável  por uma das maiores façanhas já realizadas por uma empresa privada, tanto no mundo da economia, quanto no da tecnologia, eu poderia citar vários dos produtos que a empresa criou para chegar a esse sucesso, como IMAC, MACBOOK, IPAD, IPOD entre outros. Mas vou resumir somente à um deles e com certeza o mais rentável a empresa, o IPHONE. Foi anunciado em 29 de Junho de 2007 um produto que já nasceu inovador, com uma tela sensível ao toque os famosos “touch”, naquela época os celulares eram carregados de botões por todos os lados, capaz de carregar varias musicas, tinha uma maneira intuitiva e fácil de navegar na internet, algo muito inovador na época, materiais de qualidade empregados na construção. De lá para tivemos mais 5 novos produtos, estamos no Iphone 6, algumas atualizações de meia vida entre elas, as variantes “S”, 3s, 4s, 5s e agora a mais nova 6s, o iphone é um produto constantemente renovado o que nos mostra como um produto constantemente renovado e desenvolvido gera reconhecimento e sucesso para a empresa, nos faz pensar o quanto é importante o desenvolvimento de produto que a MATRIZ ANSOFF nos mostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com