TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Monografia Incêndio

Por:   •  14/2/2017  •  Monografia  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA

Anápolis, 01 de dezembro de 2016.

Profª: Arqtª. Pollyana Martins

Arquitetura e Urbanismo - 6º Período Noturno

Acadêmico: Rafael de Moura Coelho

Trabalho 3 - 3 V.A.

        

Prevenção! O melhor combate que existe.

        

Mais importante que saber como combater incêndios, é saber como preveni-los. O simples ato de prevenir, é capaz de evitar com que pequenos acidentes ou contratempos se tornem uma grande catástrofe.

A prevenção de incêndios é um conjunto de condutas que devem ser ensinados e respeitados para evitar que situações de perigo saiam do controle. Para que isso ocorra, é necessário que toda edificação esteja dentro dos padrões de segurança presentes nas leis e normas técnicas elaboradas pelo Corpo de Bombeiros.

Há casos em que, mesmo que haja uma boa prevenção, esta não é suficiente para evitar que o incêndio se inicie. Se o edifício em questão estiver dentro dos padrões de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros, é possível iniciar ações de combate ao incêndio e pânico.

1º de fevereiro de 1974, data marcada pela grande catástrofe ocorrida no edifício Joelma, no centro de São Paulo. Foram 188 mortes, além de mais de 300 feridos. Ausência de sprinklers, escadas de incêndio, sinalização adequada e de uma laje no último andar, capaz de suportar o pouso de um helicóptero, foram pontos citados em diversos meios de comunicação como responsáveis pelo grande número de mortes geradas pela catástrofe.

A tragédia no edifício Joelma, que teve como seu estopim um curto-circuito no equipamento de ar-condicionado no 12º andar do prédio, reabriu o debate sobre segurança predial e provocou transformações nas normas de prevenção e na concepção geral de resgates de risco.

Atualmente, o edifício Praça da Bandeira, antigo edifício Joelma, apresenta uma estrutura bem diferente do presente no dia da tragédia. Além de toda reformulação em sua estrutura, hoje ele conta com a presença de extintores de incêndio, saídas de emergência, portas corta-fogo, antecâmara e sinalização própria para deficientes visuais.

Ainda hoje, o desastre é o mais grave da história na maior metrópole do país.

Tendo a prevenção como melhor combate ao incêndio, é necessário que seja seguido o que rege as leis e normas técnicas do Corpo de Bombeiros, uma vez que esta estabelece medidas para prevenir e combater incêndios. Prevenir é melhor que remediar e isto pode salvar muitas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com