TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação no Trabalho

Por:   •  20/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  29.451 Palavras (118 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 118

[pic 1]

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR

UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO

Departamento de Investigação Científica em Graduação e Pós-graduação

MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE MALANJE: Um estudo a ser efetuado na Administração Municipal de Malanje.

Elaborado por: Bento Adão Miranda Francisco

Luanda

2019

Bento Adão Miranda Francisco

MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE MALANJE: Um estudo a ser efetuado na Administração Municipal de Malanje.

Pré projecto apresentado ao Departamento de Investigação Científica em Graduação e Pós-graduação da Universidade Gregório Semedo, como requisito para a obtenção do grau de mestre em Gestão Estratégica do Potencial Humano na Sociedade do Conhecimento.

Luanda

2019

INTRODUÇÃO

A Gestão de Pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nestes últimos anos. A visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome de Administração de Recursos Humanos (ARH). O objectivo central deste pré projecto é mostrar as novas características e o novo perfil dessa tão gratificante área de actividade. A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do factor humano em plena Era da Informação.

Há pouco tempo atrás, o departamento de Recursos Humanos actuava de forma mecanicista, no qual a visão do empregado prevalecia sobre a obediência, a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um factor de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinónimo de controle, tarefa e obediência. É sim discutir e entender as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais, com as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento. A gestão de pessoas visa à valorização dos profissionais e do ser humano.

A Instituição, actualmente, deve se preocupar, construir e manter permanentemente um ambiente e clima de trabalho propício ao bem-estar, à motivação e à satisfação de todos os servidores, através de sistemáticas próprias objectivando o bem-estar e a satisfação dos colaboradores.

CAPÍTULO I: PROBLEMÁTICA

  1. Formulação do problema

Nos dias actuais, a motivação profissional tem um grande destaque, remontando assim uma qualidade de vida aos funcionários e influenciando directamente a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

Na dimensão de reformas na Administração Pública, o projecto de Reforma do Estado Angolano implicará alterações profundas da Administração Pública e não só, no sentido de torná-la menor, mais eficaz e com maior capacidade técnica e estratégica, que lhe permitirá dar respostas mais céleres e de maior qualidade aos clientes.

No aspecto prático pode ainda ser útil para as Administrações Municipais melhorar o modelo e o sistema de gestão dos recursos humanos.

Surge a necessidade de encontrar novos modelos de organização do trabalho com gestão por objectivos e uma administração mais eficaz e eficiente dos recursos humanos, que se querem cada vez mais qualificados e com múltiplas competências. A reorganização dos processos é urgente, bem como é urgente encontrar uma liderança com visão no futuro, mais concretamente após as autonomias locais baseadas nas eleições autárquicas prevista para 2020.

Sendo a motivação essencial para a inovação e desenvolvimento das organizações e não perdendo de vista o desenvolvimento pessoal ao longo da vida e a satisfação no trabalho, formulou-se o seguinte problema científico de investigação:

Como ajudar a Administração Municipal de Malanje a elevar os níveis de Motivação e satisfação dos seus colaboradores?

Pretendendo obter respostas à questão colocada, e tendo por base os conhecimentos a adquirir posteriormente sobre formação e a revisão da literatura, foram definidos os seguintes objectivos de pesquisa:

  1. Objectivos

Segundo Lakatos (2003, p.218) “a especificação do objectivo de uma pesquisa responde as questões “para quê? E para quem””? Como era esta pretensão responder aos leitores estas perguntas, formulou-se o seguinte objectivo geral:

  1. Objectivo geral 

Este trabalho tem como objectivo geral, analisar os níveis de motivação e satisfação dos colaboradores da Administração Municipal de Malanje.

Para desenvolver este objectivo geral foi necessário reparti-lo, dando origem aos chamados objectivos específicos.

  1. Objectivos específicos:

• Conhecer as formas de motivação profissional percebidas pelos funcionários;

• Discutir como os factores de motivação (treinamento e desenvolvimento Profissional, remunerações, condições de trabalho, comunicação, relações interpessoais, entre outros), são aplicados na Administração Municipal de Malanje;

• Propor alternativas para manter os funcionários motivados e propor as mudanças necessárias para a melhoria do desempenho do funcionário no seu ambiente de trabalho.

  1. Justificação

Em termos académicos este trabalho pretende contribuir para o conhecimento acerca do impacto das políticas de recursos humanos na motivação dos funcionários da administração da pública de Angola.

Em termos práticos a pertinência deste estudo foi a de possibilitar a adequação das estratégias e políticas de recursos humanos no sentido de alcançar a maximização da motivação e do desempenho. Segundo Madureira e Rodrigues (2006 p. 168) “hoje importa à gestão saber motivar na incerteza”. Neste sentido, este estudo assumiu particular relevância, pois permitirá uma melhor compreensão do fenómeno da motivação no sector público actual.

Pretende-se uma melhor motivação, bem como verificar o seu contributo para o crescimento da produtividade dos colaboradores, que é independente da dimensão da organização. Por esta razão é importante a realização de uma investigação que estude a problemática da motivação dos colaboradores a par da análise da importância das relações entre líder-subordinados sobre esta mesma motivação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (159 Kb)   pdf (812 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 117 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com