TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Máquina do Mundo Newtoniana

Por:   •  27/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  1.426 Visualizações

Página 1 de 3

A máquina do mundo newtoniana

CAPRA, Fritjof. A máquina do mundo newtoniana. In: O Ponto de Mutação. São Paulo: Editora Cultrix, 2002. Cap. 2. P.39-59.

O austríaco Fritjof Capra, é um físico teórico e escritor, e um dos nomes mais importantes da ciência moderna. O livro Ponto de mutação retrata uma nova visão da realidade, trazendo um novo pensamento e novas compreensões.

 Visto que "A visão do mundo e o sistema de valores que estão na base de nossa cultura, e que têm de ser cuidadosamente reexaminados, foram formulados em suas linhas essenciais nos séculos XVI e XVII" (CAPRA, 2002, p.39), Capra retrata no capitulo do 2 do livro O Ponto de Mutação, que os séculos XVI e XVII foram chamados de idade da revolução cientifica, e passou de universo orgânico para a teoria de mundo como máquina, devido mudanças revolucionárias.

 "A perspectiva medieval mudou radicalmente nos séculos XVI e XVII. A noção de um universo orgânico, vivo e espiritual foi substituída pela noção do mundo como se ele fosse uma máquina, e a máquina do mundo converteu-se na metáfora dominante da era moderna. Esse desenvolvimento foi ocasionado por mudanças revolucionárias na física e na astronomia, culminando nas realizações de Copérnico, Galileu e Newton." (CAPRA, 2002, p.40)

Segundo Capra (2002), esse período teve vários nomes importantes para tal fato. A revolução científica começou com Nicolau Copérnico, provando que a Terra é que girava em torno do sol (Heliocentrismo). Galileu Galilei possibilitou aos cientistas descreverem matematicamente a natureza. A partir de Francis Bacon o objetivo da ciência passou a ser aquele conhecimento usado para dominar e controlar a natureza. René Descartes tinha sua concepção da natureza como máquina perfeita, obteve reconhecimento matemático e o seu raciocínio é baseado na lógica dedutiva, em que nós partimos de uma verdade geral para encontrarmos outras verdades, o mesmo foi o criador do plano cartesiano. Isaac Newton completou a revolução cientifica formulando as leis gerais do movimento, criou a teoria fundamental dos fenômenos naturais. Em sua mecânica todos os fenômenos físicos estavam reduzidos ao movimento das partículas materiais.

Os séculos XVII e XIX serviram-se da teoria de Newton, a qual foi capaz de explicar vários fenômenos relacionados a gravidade.

 Uma das conquistas do século XIX foi a descoberta e a investigação dos fenômenos elétricos e magnéticos que envolviam um novo tipo de força e não podiam ser descritos adequadamente pelo modelo mecanicista. Segundo Capra (2002, p.59), no final do século XIX a teoria da relatividade e quântica pulverizaram os principais conceitos da visão de mundo cartesiana e da mecânica newtoniana, ou seja, o universo era muito mais complexo do que Descartes e Newton haviam imaginado.

Este livro pode ser considerado um guia essencial para estudantes de várias áreas, principalmente os interessados em situar o lugar da ciência em nossa cultura. Ele apresenta com clareza uma completa visão do mundo a partir do ponto de vista de um físico experiente e bem formado. Há uma interdisciplinaridade presente na obra, envolvendo tópicos sobre várias ciências: as sociais, humanas e exatas.

A obra de Capra, relata os principais problemas de nosso tempo. Chegamos a uma época de mudanças e precisamos de uma nova visão da realidade. O livro nos ajuda a permitir que as forças que estão transformando o nosso mundo possam fluir como um movimento positivo de mudança social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com