TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mão Invisível

Por:   •  2/10/2018  •  Bibliografia  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Adam Smith e a mão invisível

        Adam Smith, nascido na escócia no ano de 1723, participou do movimento iluminista, foi  filósofo social além de lecionar lógica na Universidade de Glasgow e abordou questões como o crescimento econômico, ética, divisão do trabalho, livre concorrência, evolução social entre outras, e com isso hoje pode ser considerado o Pai da Economia Moderna.

        Em uma época em que o governo intervia  para balancear em atividades econômicas com a desculpa de que não houvesse  nenhuma parte prejudicada, mas como favorável do liberalismo econômico, Adam como qualquer estudioso em seus estudos, concluiu que a divisão do trabalho era um fator  importante a propulsionar a economia. Uma frase de Adam Smith se tornou famosa: "Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse, é levado por uma “mão invisível” a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade”. Pois então, com a atuação dessa "mão invisível" o preço dos produtos comercializados deveriam cair e os salários deveriam aumentar.

        Com isso podemos concluir que os ensinamentos passados por Adam Smith com o seu pensamento liberal, suas ideias que até hoje perduram no mundo e as suas teorias foram fundamentais para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos em diante e conseguimos identificar a “mão invisível” exercendo a sua força em todas as atividades econômicas que acontecem diariamente e continuará exercendo essa força enquanto o homem praticar negociações comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com