TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NASA e a busca da liderança

Por:   •  12/4/2015  •  Ensaio  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  1.164 Visualizações

Página 1 de 2

A NASA e a Busca da Liderança

        Traçando uma conexão da disciplina “Organização e Métodos” com o estudo de caso intitulado: “A NASA e a Busca da Liderança”, podemos perceber que após a NASA atingir o resultado extraordinário de levar um ser humano à Lua, fruto este de anos de trabalho, novos resultados deixam de ocorrer, oriundos de falhas de gestão de longo prazo. A NASA passou por uma sequência que a desestabilizou: a explosão do ônibus espacial, Challenger, os defeitos do Telescópio Espacial Hubble, os projetos sem patrocínio estatal mais a dificuldade de substituir a parcela dos administradores que estão a se aposentar, uma vez que os salários oferecidos possuem pouca atratividade aos jovens administradores.

A falta de dinheiro gerada por esse descompasso diminui o moral da equipe, a liderança se desintegrou, um processo de reengenharia urge, uma nova arquitetura organizacional precisar ser estabelecida, uma mudança organizacional se faz necessária. Todos esses conceitos, os quais foram apresentados em sala de aula, devem ser aplicados nesse caso da falta de liderança na NASA. Uma crise se instaurou, perderam a estabilidade e até a gestão “a culpa não é minha” vem sendo colocada. Administrar é planejar, organizar, liderar e controlar processos, é solucionar problemas, é assumir “culpas”, estabelecendo formas de dar uma guinada na organização.

Renovar o moral da equipe, aplicar as ferramentas disponíveis de Organizações e Métodos, desenvolver habilidades e fortalecer o grupo, estabelecer a liderança através de líderes, mas também a autonomia dos subordinados. Recomeçar pensando em projetos menos ambiciosos para recuperar a confiança, almejando o apoio estatal, tão importante para uma organização como a NASA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com