TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natureza e definições da administração do capital de giro

Por:   •  23/8/2018  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Natureza e definições da administração do capital de giro

Capital de giro é o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, seja para aquisições para o estoque ou para despesas operacionais.

O capital de giro está relacionando com as contas de curto prazo, ou seja, são aquelas que irão se transformar em recursos mais rápidos para a empresa, com o período máximo de um ano, salvo aqueles que as atividades têm ciclo superior.

Assim o capital de giro mostra que uma boa administração financeira procura sempre alcançar com êxito a maximização de seus retornos com a minimização de seus custos.

O capital de giro pode ser divido em duas partes:

  • Capital de giro fixo (permanente): é aquele capital de recursos que se repetem periodicamente, tendo a posição de permanente. Sua soma total é definida pelo mínimo de necessidades de recursos solicitados pelo ciclo operacional.
  • Capital de giro variável (sazonal): se define pelas necessidades adicionais e temporárias de recursos, que são verificadas de acordo com o período que elas ocorrem.

Capital de giro próprio é conhecido como capital flutuante, seu resultado é definido com a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante, que revela a origem dos recursos em longo prazo.

Ciclo operacional é o capital que está circulando dentro da empresa no seu ciclo operacional e financeiro, que exige de um volume maior de financiamento de capital de giro, ou seja, quanto maior o ciclo operacional maior serão suas necessidades.

Ciclo financeiro refere-se sobre a distância entre o pagamento da matéria prima, o processo de produção e o recebimento da venda. Caso a empresa consiga prazos prologando para pagamentos esse ciclo poderá ser maior ou menor.

Ciclo econômico baseia-se desde a aquisição dos produtos até o mesmo ser vendido, ou seja, é o tempo que a mercadoria permanece em estoque.

Então, conclui-se que uma administração financeira feita da forma adequada resultará em bons resultados de liquidez e de rentabilidade para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com