TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Norma Regulamentadora 25

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU

NR 25 – NORMA REGULAMENTADORA 25

RESÍDUOS INDUTRIAIS.

São Paulo

2018

 NR 25 – NORMA REGULAMENTADORA 25

RESÍDUOS INDUTRIAIS.

Trabalho de conclusão da matéria Segurança e saúde do trabalho apresentado pelo 5° semestre do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Metropolitana Unida.

Orientador: Prof. Samuel Monteiro Junior.

São Paulo

2018

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        NORMAS REGULAMENTADORAS (NRs)        5

2.1 Surgimento das Normas Regulamentadoras.        5

2.2 Quantas NR’s existem?        5

3.        NR 25 – NORMA REGULAMENTADORA RESÍDUOS INDUSTRIAIS.        6

3.1 Resíduos Industriais.        6

3.2 Classificação dos resíduos industriais.        8

3.3        Destinação dos Resíduos conforme a NR-25        9

3.4        Fiscalização responsável        9

4.        O QUE A NR 25 DIZ        10

5.        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho fala sobre a NR 25, Norma Regulamentadora que foi desenvolvida para identificar, normatizar e classificar o que são considerados resíduos industriais.

Está organizado em duas partes. A primeira, optamos por abordar sobre as normas regulamentadoras em geral, contudo, ficando mais fácil, o entendimento do tema principal. A segunda, falaremos em específico da NR 25 indicando surgimento e conceito, classificação, destinação e fiscalização.

O método utilizado neste trabalho foi de pesquisas realizadas em sites, entre eles o do Ministério do Trabalho e para enriquecer o conteúdo, buscamos informações sobre o tema em trabalhos universitários onde incluímos todas as fontes na bibliografia.  

Este trabalho foi muito importante para o conhecimento do nosso grupo. Com o aprofundamento do tema permitiu-nos compreender melhor a importância do controle, do manuseio e do descarte dos resíduos industriais nas empresas.


  1. NORMAS REGULAMENTADORAS (NRs)

       As Normas Regulamentadoras tratam-se do conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas privadas, públicas e órgãos do governo que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 2.1 Surgimento das Normas Regulamentadoras.

Primeiramente, a lei n° 6.514 de 22 de dezembro de 1977, estabeleceu a redação dos ART. 154 à 201 da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas à segurança e medicina do trabalho.

2.2 Quantas NR’s existem?

Em 1978, através da Portaria n° 3.214, foram aprovadas 28. No entanto, atualmente, temos 36 NR’s aprovadas pelo o Ministério do Trabalho e Emprego.


  1. NR 25 – NORMA REGULAMENTADORA RESÍDUOS INDUSTRIAIS.

A NR 25, cujo título é Resíduos Industriais, estabelece as medidas preventivas a serem observadas pelas empresas sobre o destino final a ser dado aos resíduos industriais resultantes dos ambientes de trabalho, visando à prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores.

Para serem consideradas perigoso, as propriedades existentes nos resíduos podem ter função físico-química ou infectocontagiosa. Por isso, esta norma se preocupa principalmente com a exposição aos produtos químicos e biológicos presentes nos resíduos industriais.

Existem dois tipos de riscos que são:

 - Risco à saúde: provocando ou acentuando de forma significativa, um aumento da mortalidade ou incidência de doenças.

- Risco ao meio ambiente: quando manuseado ou destinado de forma inadequada.

3.1 Resíduos Industriais.

O lixo gerado pelas atividades agrícolas e industriais é tecnicamente conhecido como resíduos, e os grandes geradores são obrigados a cuidar do gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final de seus resíduos, e essa responsabilidade é para sempre. A indústria é responsável por grandes quantidades de resíduos, eles são um dos maiores responsáveis pelas agressões fatais ao ambiente.

     As agressões ao meio ambiente devido a grande quantidade de resíduos descartados na natureza é um dos maiores desafios a ser combatido. Os resíduos sólidos são amontoados e enterrados, os líquidos são despejados em rios e mares e os gases são lançados no ar. Assim, a saúde do ambiente, e consequentemente dos seres vivos tornam-se ameaçado.

- Gasosos: Os resíduos gasosos industriais são altamente poluentes e, em alguns casos tóxicos. Alguns podem participar da formação de oxidantes fotoquímicos que causam em nós humanos problemas de visão e patologias de origem respiratório. Podemos também citar o efeito estufa que provoca a elevação da temperatura na terra e também da chuva ácida ocasionando danos na biota do solo e da água.

Podemos classificar os resíduos gasosos em primários (quando liberados da fonte para a atmosfera) e secundários (quando são formados por reações químicas entre constituintes naturais da atmosfera e poluentes primários).

Principais resíduos gasosos industrial: Monóxido de carbono, Óxidos de Enxofre, Óxidos de Nitrogênio, Hidrocarbonetos, Material Particulado, Gás Sulfidrico e Clorofluorcarbonos

- Sólidos: São considerados resíduos sólidos industriais os resíduos em estado sólido e semissólidos que resultam da atividade industrial, incluindo-se os lodos provenientes das instalações de tratamento de águas residirias, aqueles gerados em equipamentos de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgoto ou corpos d’água, ou exijam, para isto, soluções economicamente inviáveis, em face da melhor tecnologia disponível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (959 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com