TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova Classe Média

Por:   •  10/11/2016  •  Resenha  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

A NOVA CLASSE MÉDIA

        Devido a transformação social ocorrida no Brasil a partir de 2003, com o início do governo Lula, e por causa das condições econômicas favoráveis, uma parcela muito grande da população saiu da linha de pobreza, esse fenômeno tornou-se objeto de estudo. As políticas sociais desenvolvidas foram fatores que colaboraram para ou crescimento do poder de compra dos cidadãos. Entretanto há aspectos negativos que podem ser observados, bem como os aspectos positivos decorrentes com a nova classe média.

A classe média está relacionada a satisfação das necessidades básicas de sobrevivência bem como atender a possibilidade de realizar gastos com cultura e lazer, refletindo em um maior poder de compra e capacidade política. Desta forma há uma maior preocupação da sociedade política e econômica do país com relação às necessidades desta classe, interesses e possíveis atitudes que a nova classe média adotará, como por exemplo a procura por escolas de excelência e alimentação de qualidade, pois tem acesso a condições que não tinham antes.

A previsão é de que pessoas que estão em faixas de renda mais baixas sejam incluídas no mercado de consumo, tornando o Brasil uma economia de classe média com renda melhor distribuída, dessa forma o consumidor terá preferência por produtos e serviços com maior qualidade, tornando o país uma das maiores economias mundiais e um dos maiores mercados consumidores. A população passará a adquirir bens de maior valor agregado, como automóveis e eletrodomésticos. O fluxo de dados via internet também é crescente, bem como a abrangência dos serviços de televisão paga e telefonia.

O sistema bancário está mais consolidado, o número de agencias foi ampliado, desta forma o acesso ao crédito também foi estendido, várias famílias tiveram a oportunidade de adquirir cartões de crédito, sendo considerado atualmente um bem popular. Com o aumento da renda as famílias aumentaram suas despesas, mas também houve uma melhora na qualidade dos gastos.

Com o avanço da tecnologia, o maior acesso ao crédito e a valorização do Real houve uma diminuição considerável de preços, o poder de compra de bens com maior valor agregado, como eletrodomésticos, automóveis e celulares cresceu, e toda uma população que não tinha acesso a esses bens atualmente tornou-se grande parcela dos consumidores dos mesmos, alcançando maior representatividade no mercado consumidor do país. Além disso, a alimentação também passou a ter melhor qualidade, a nova classe média atingiu um patamar que não era possível há alguns anos atrás, ganhando mais espaço no mercado consumidor nacional.

Vários fatores contribuíram para isto, tais como a ampliação do emprego, estabilidade econômica, crescimento da renda, maior acesso ao crédito em conjunto com as politicas públicas de proteção social, possibilitaram o aumento da renda às famílias da nova classe média, aumentando a capacidade de compras destas famílias, sendo o crescimento desta capacidade superior ao das demais classes.

Um dos reflexos positivos desse crescimento é notado claramente no comércio varejista, que em um período de seis anos quase dobrou o volume das vendas. Isso faz com que a economia mantenha-se aquecida, representando inclusive o aumento do PIB brasileiro, que foi superior ao crescimento do PIB mundial. Esse grande crescimento da renda e do consumo fomenta todo essa ciclo de mudanças.

Além do maior acesso da classe média ao mercado consumidor, também é notado um crescimento na quantidade de viagens que passaram a realizar, principalmente com o deslocamento por meio de avião ou de cruzeiros marítimos. Esses consumidores também passaram a comprar pacotes de viagens internacionais, devido à redução dos preços das viagens e a possibilidade de parcelamento.

        Para atender a esse novo consumidor que agora realiza suas compras levando em conta não somente o preço, mas também a qualidade dos produtos e serviços, bem como o atendimento, as empresas mudaram suas estratégias de vendas, tentando atrair esse público exigente e satisfaze-lo, pois muitas vezes esses clientes prezam mais pela qualidade e pelo atendimento do que pelo preço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com