TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OTIMIZAÇÃO NA LOGÍSTICA DE ESTOQUE NO COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS

Por:   •  21/6/2021  •  Artigo  •  6.075 Palavras (25 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 25

                

OTIMIZAÇÃO NA LOGÍSTICA DE ESTOQUE NO COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS

Roberto Luiz Rodrigues Junior - e-mail: robertojuninho1993@hotmail.com

Curso de Administração de Empresas

Universidade de Guarulhos – Campus Itaquaquecetuba

 

        Comissão Examinadora        

Prof. Douglas Vidal - DVidal@prof.ung.br

Prof.ª Roseli de Fátima Martins – rfmartins@prof.ung.br

Prof. Osvaldo José da Silva – osilva@prof.ung.br

RESUMO

Verificou-se o quanto são amplos o alcance e a importância da Logística de Estoque para as empresas. O objetivo desse artigo busca analisar a viabilidade da estruturação do setor de carros seminovos da empresa Cotac-Suvep Suzano Veículos e Peças LTDA., tendo a percepção dos clientes como base e identificar o nível de agregação de valor para os clientes em função da melhoria da qualidade do processo de venda. Usando o método qualitativo para obter uma visão acertada da situação e estabelecer uma forma adequada e eficiente de otimizar e organizar o estoque dos seminovos explicando as etapas do processo utilizando o método exploratório.

Observa-se o conceito dos componentes que os englobam, com o objetivo de otimizar a logística de estoque de carros seminovos, mostrando a importância deste departamento no mercado.

Palavras-chave: Qualidade; Carros Seminovos; Satisfação; Percepção dos Clientes; Estoque; Logística; Layout; Resultados.

ABSTRACT

There are ample as if the scope and importance of logistics for stock companies . The aim of this paper is to analyze the feasibility of structuring the used cars sector company COTAC - Suvep Suzano Vehicles and Parts LTDA . , With customer perceptions based and identify the level of added value to customers in terms of improved quality of the sales process . Using qualitative methods to get a correct view of the situation and establish a proper and efficient way to organize and optimize the inventory of dealers explaining the process steps using the exploratory method .

Observe the concept of the components that comprise them, aiming to optimize the logistics of supply of used cars , showing the importance of this department in the market .

Keywords: Quality ; Car Dealers ; Satisfaction ; Perception of Customers ; Stock ; Logistics; Layout ; Results .

OTIMIZAÇÃO NA LOGÍSTICA DE ESTOQUE NO COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS

Introdução

As organizações precisam estar atentas às oportunidades ofertadas pelo mercado em que atuam. Portanto, faz-se necessário analisar o mercado de uma forma mais ampla, procurar fatores de mercado que farão com que a rentabilidade, o conceito e a credibilidade da empresa aumentem junto aos seus clientes.

Mesmo que essa organização já tenha uma boa imagem no mercado, é fundamental que a inovação faça parte de sua cultura, investindo em setores que já existem, mas que precisam de uma maior atenção, dada a sua capacidade de gerar melhorias para a organização em vários sentidos.

Esse artigo tem como objetivo enfatizar a necessidade que uma concessionária de veículo COTAC - SUVEP SUZANO VEÍCULOS E PEÇAS LTDA., tem em estruturar melhor um dos setores mais rentáveis da organização, que é o setor de veículos seminovos.

Uma melhor estrutura de trabalho traz inúmeras melhorias para organização no geral, como o aumento da confiabilidade e satisfação dos clientes, uma continua melhoria no produto ou serviço, além de vantagens para os funcionários. Uma estrutura planejada, adequada, alinhada aos fluxos de trabalho gera melhorias na rotina, diminuição de distâncias que possam gerar perda de tempo e desvio de documentação. Mas o ganho maior está na melhoria de comunicação interna entre os integrantes da equipe e no melhor conforto para o cliente ao visitar o setor de seminovos, assim podendo aumentar o número de vendas. A proposta é a montagem ou construção de alguma estrutura que possa otimizar a logística de estoque da empresa e assim trazer melhorias evidentes a empresa, tanto na questão de um melhor ambiente para trabalhar além de trazer mais vendas e clientes para empresa. No passado, os gestores não focavam o controle e a coordenação coletiva das atividades logísticas. Somente há alguns anos ganhos financeiros foram conseguidos com a coordenação cuidadosa destas atividades.

Dedicar atenção especial ao ambiente de trabalho reflete preocupação com o profissional que ali atua, pois é o local onde passa a maior parte do seu tempo, e que necessita estar em harmonia com os recursos existentes na área para favorecer a produtividade. Com isso ele trabalha mais motivado e rende mais, além de evitar discussões internas entre os funcionários. Por isto o tema escolhido, tem grande relevância tanto na parte teórica quanto na prática dentro das organizações atualmente.

É importante para empresa, pois além de um layout (traçado) mais atrativo e um maior número de vendas, traz significativas melhorias em todo ambiente organizacional, o resultado será um ambiente seguro, em local conhecido, onde o colaborador será mais produtivo.

O assunto apresentado foi desenvolvido através de análise do ambiente e observação do que podia ser melhorado na qual foi enfatizada a importância da logística de estoque para a alta administração da empresa.

A escolha do tema Logística ocorreu em função do interesse em conhecer a importância do estoque em uma grande empresa.

Fundamentação Teórica

O conceito e definição de logística existe há muito tempo, sendo utilizado primeiramente pelo exército americano. Foi desenvolvido pelos militares, para designar estratégias de abastecimento de seus exércitos nos “fronts” de guerra e para que nada lhes faltasse.

Podemos dizer que logística é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível.

Já pela definição do Council of Logistic Management (Conselho de Gestão e logística):

Logística é aquela parte do processo da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e estocagem eficiente e eficaz de produtos, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem ao ponto de consumo, a fim de atender as necessidades dos clientes. (MOURA, 2004, p.8).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com