TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obra Ética na Gestão Empresarial

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

A obra Ética na Gestão Empresarial - Da Conscientização à Ação, de Francisco Gomes de Matos, está dividida em três capítulos: o primeiro intitulado: Predisposição Ética, o segundo Consciência Ética e o último Modelo de Gestão da Ética. Sendo que a síntese a seguir refere-se ao terceiro capítulo acima mencionado.
Inicialmente o livro nos apresenta um texto introdutório destacando o tema que será abordado no decorrer do mesmo, tendo como título: Ética: desafios à cultura corporativa, à liderança e à Estratégia.
Encontramos no início do terceiro capítulo um pequeno texto que servirá de base para entendermos o tema abordado posteriormente. Destacamos algumas expressões que julgamos fundamentais. São elas: Adote como bandeira a Ética; Ética é segurança, saúde, educação, espiritualidade e finalmente Ética é Gestão. 
Ética e responsabilidade social normalmente andam juntas. Falar de ética é falar de valores e moral, ou seja, de comportamentos. O homem é ao mesmo
tempo um produto da natureza - um ser biológico, e um produto da cultura - um ser social, sujeito às leis naturais e sociais, que por vezes são conflitantes. À medida em que o homem se organiza socialmente, acordos vão sendo pactuados com o
objetivo de tornar a convivência mais harmoniosa. 
Todo empreendimento baseado na ética tem sucesso, pois, sem ela o que se identifica é a desordem, o caos. Uma gestão sem competência causa a falta de liderança e de equipes integradas,projetando um quadro individualista em que cada um quer chegar e num determinado patamar sem se importar como vai chegar e por cima de quem vai passar. De nada adianta o marketing se o principal não for preservado. O primeiro passo é o modelo de gestão ética, depois vem à consciência ética, liderança ética, o comportamento ético e a relação ética.
Sem uma base cultural estruturada a gestão torna - se fracassada sendo que uma base cultural bem desenvolvida vem dos primórdios da infância quando recebemos os primeiros exemplos de ética dos nossos pais. Com isso o gestor terá facilidade de desenvolver uma cultura grupal com verdades comuns para aplicar boas estratégias dentro da empresa.
O sucesso de uma organização depende mais de filosofia e estratégia – que integram as lideranças e sedimentam a cultura – que de tecnologia e marketing. (PLT 284, Ética na Gestão Empresarial – Da conscientização à Ação).
Encontramos algumas recomendações essenciais para que se obtenha sucesso na gestão ética. Primeiramente é imprescindível que todos na empresa tenham plena consciência dos valores fundamentais que orientam os comportamentos, ou seja, tornar palpáveis os traços fundamentais da cultura corporativa. Posteriormente é necessário criar instrumentos institucionais para que a gestão ética se realize, sendo que, somente com espaços abertos à reflexão e ao exercício participativo da decisão, a gestão torna-se centralizadora e autocrática. Para começar adesenvolver a gestão ética na empresa é necessário um ambiente adequado para a reflexão e elaboração de exercícios que deverão contar com a participação de todos os colaboradores, de maneira trimestral ou semestral. Para manter a ligação de todos os setores e o comprometimento com a ética, recomenda-se não centralizar a gestão, caso contrário, ela se tornaria autoritária, impedindo o desenvolvimento ético no ambiente de trabalho.
Uma maneira para começar a empregar a gestão ética é a necessidade de formar um comitê estratégico ético. O mesmo poderá ser dirigido pelas lideranças representativas do corpo social para que os mesmos elaborem fóruns de reflexão, discussão, dinâmicas de grupo, partindo de iniciativas relevantes, que consequentemente agucem a criatividade na execução de projetos. 
Essas práticas devem seguir as linhas mestras do Modelo de Gestão da Ética Corporativa que se guia em tríplice dimensão. São elas: Cultura Corporativa Transparente; Liderança Integrada e Estratégia Participativa Consensual. (PLT 284, Ética na Gestão Empresarial – Da Conscientização à Ação).
A ética na cultura empresarial deve estar sempre em renovação, cada novo integrante contribui para o enriquecimento da cultura. Cada nova idéia é bem recebida e estudada para melhorar o desempenho da empresa. Isso não aconteceria numa cultura fechada onde o indivíduo é visto como suspeito até que prove o contrário. 
Vale lembrar que o Comitê Estratégico de Ética Corporativaé um forte aliado para o bom desenvolvimento da gestão ética dentro da empresa.












Ética pessoal e empresarial
Ética é a ciência que estuda o comportamento moral dos indivíduos e grupos. É a reflexão sobre a moral, conjunto de princípios e valores que fundamentam as normas morais.  Na vida profissional a Ética pode ser considerada sob dois aspectos: pessoal ou individual: também conhecida como Ética Profissional e organizacional ou empresarial: chamada de Ética Empresarial.
A ética é uma questão muito debatida no momento. Alguma vez na vida as pessoas se depararam com ela. Todas já foram éticas ou antiéticas. Isso é um fato que não se pode contestar.
Um modelo de ética não pode ser criado, ele vem conosco em nossa herança genética. Contudo pode ser aperfeiçoada com estudo e reflexão. Quando entramos numa empresa levamos nossa bagagem de experiência, conhecimento ético que deve - se adequar ao tipo de gestão da empresa. Se esta empresa possuir um bom modelo de gestão ética, que valorize o colaborador, visando seu bem estar, em contra partida ela recebe comprometimento, empenho, produtividade, entre outros. Assim sendo, o desenvolvimento da empresa é evidente.
Mas se a empresa for fechada, autoritária e o líder impõem suas vontades sem deixar espaço para opiniões, quer que sua vontade seja feita. Não bastando isso, têm diretores que não se respeitam, passam por cima do outro, não visam o bem estar dos colaboradores,tratando-os com descaso, podendo acarretar constante giro de pessoal devido à insatisfação ou falência por falta de gestão e ética.
Ter um modelo de gestão ética colabora muito para o bem estar da empresa, onde a mesma poderá elaborar estudos, palestras, dinâmicas, tudo isso para aperfeiçoar todos que trabalham nela e garantir um futuro promissor







Case de Sucesso
Empresa: PLASCAL - INDÚSTRIA DE EMBALAGENS PLÁSTICAS LTDA.
Ramo: Fábrica de embalagens plásticas.
Endereço: Rua Recife 63, Bairro Petropólis, Passo Fundo, RS.
Empresa situada no Bairro Petrópolis, especializada na fabricação de embalagens plásticas para medicamentos, shampoo, condimentos, etc. Sua principal cliente é a FARMACIA SÃO JOÃO. Empresa iniciou suas atividades em 01/03/1990, tem no seu quadro societário dois sócios, pai e filho, mas quem administra é o pai. No seu quadro de funcionários possui 6 (seis) colaboradores, sendo 4 (quatro) auxiliares de indústria, 1 (um) motorista e uma secretária.
Em entrevista com o Sr. Carlos Augusto Giovaneli Pereira, sócio gerente da empresa, perguntei se em algum momento a mesma teve algum case de sucesso que pudesse me relatar. De imediato, ele me contou que havia problemas com os colaboradores em relação ao horário de trabalho, havia muitas faltas sem justificativa, atestados médicos e até simples atrasos na hora da entrada. A partir disso, começou a conversar com outros empresários, clientes ou simples conhecidos, sobre oassunto e constatou que não era somente na sua empresa que ocorriam determinadas situações. Foi numa dessas conversas que um empresário relatou qual foi à estratégia adotada para solucionar determinado problema. Ele implantou na empresa um premio assiduidade para seus colaboradores. Qualquer um que não faltasse, não tivesse atrasos ou apresentasse atestado, ganharia uma gratificação, ou seja, uma sacola econômica no valor de R$ 68,00. O Sr. Carlos questionou se o referido valor não seria muito baixo. Prontamente o empresário sinalizou que sim; é uma sacola tipo 1 (um) existente hoje nos mercados, mas em termos estratégicos, torna-se um incentivo para não faltar sem justificativa.
Por fim, o Sr. Carlos implantou essa idéia na empresa e diz estar muito satisfeito “ obtive bons resultados usando este incentivo, observei que os colaboradores deixaram de faltar com freqüência e sem justificativa, estão mais cautelosos aos atrasos e é claro, casualmente aparece um atestado, não são especificamente deles e sim de um dos seus familiares.” 
Questionei-o se houve alguma situação que o comoveu e como ele procedeu quanto a isso. Prontamente me respondeu “a regra é valida para todos e estão cientes disso”.


























Referências bibliográficas
ALBAN, M. Crescimento sem emprego: o desenvolvimento capitalista e sua crise 
contemporânea à luz das revoluções tecnológicas. Salvador: Casa da Qualidade, 
1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com