TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Oleosa da Soja

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

                                 [pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE PORTO ALEGRE

ADMINISTRAÇÃO

MATEMÁTICA FINANCEIRA

DIREITOS HUMANOS

DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO

MATEUS ESTORTI NUNES – RA 9512355336

LUCIANO DUTRA DIAS – RA 9610515242

PEDRO OZORIO GOMES – RA 9416581544

JESUS MINOR CONTREIRAS – RA 7988735265

DESAFIO PROFISSIONAL

CLAURIVETE GROLLI

PORTO ALEGRE 16 DE NOVEMBRO DE 2015


ÍNDICE

1        INTRODUÇÃO...........................................................................................        01        2        RELATÓRIO...............................................................................................        01

3        PLANEJAMENTO DE INVESTIMENTO.................................................        03

 4        GANHO APÓS UM ANO...........................................................................        03        5        MUDANÇA DA EMPRESA.......................................................................        04

6        RELATÓRIO FINAL..................................................................................        05

 7        BIBLIOGRAFIA.........................................................................................        06

        


  1. INTRODUÇÃO

A empresa Oleosa da Soja, que iniciou suas atividades em 1983 em um bairro em São Paulo produzindo óleo e farelo de soja, através de uma declaração e um laudo do Ministério da Saúde, enviado pela prefeitura de São Paulo, foi intimada a deixar o local tendo como prazo dois anos.

Berg (2012, p.18), afirma ainda que: “O conflito nos tempos atuais é inevitável e sempre evidente. Entretanto, compreendê-lo, e saber lidar com ele, é fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional”.

“Do grande marco ao direito do meio ambiente está a declaração de Estocolmo, de 1972.Ai se enuncia como primeiro princípio: " O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao gozo de condições de vida adequadas num meio ambiente de tal qualidade que lhe permita levar uma vida digna e gozar do bem-estar, e tem a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras…"Na declaração do Rio de Janeiro, de 1992, a formulação é mais sutil. Lê - se principio I: "Os seres humanos estão no centro das preocupações com o desenvolvimento sustentável. Têm direito a uma vida saudável e produtiva com a natureza’’. (Filho, Pg. 80).

  1. RELATÓRIO

A empresa Oleosa da Soja se colocou à disposição para ouvir os moradores do bairro pois assim como eles a empresa Oleosa da Soja tem um grande apreço pelo lugar onde estabeleceu sua refinaria, por 32 anos atuante na cidade de São Paulo visando o bem estar de todos. A empresa entende que o homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao gozo de condições de vida adequadas num meio ambiente de tal qualidade que lhe permita levar uma vida digna e gozar do bem-estar.      

        

Associação dos Moradores, representantes da Prefeitura e representantes da empresa Oleosa da Soja realizaram uma reunião para discutirem sobre o fim deste empasse e o acordo entre as partes.

(...) a negociação é um conceito em continua formação, que está amamente relacionado à satisfação de ambos os lados. Houve uma mudança de foco no objetivo do ato de negociar ao longo da história. No passado, o negociador procurava resultados satisfatórios momentâneos; atualmente, esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e continuo, ara que no médio e longo prazo todos os envolvidos na negociação atinjam os benefícios pretendidos. (Martinelli, pg. 14)

A saída da empresa Oleosa da Soja do bairro, é esperado por todos os moradores, visto que a mesma tem causado grande desconforto aos moradores do bairro, o forte odor e os ruídos provocados pelo funcionamento das maquinas para a produção, No sentido de mediar às discussões a Prefeitura sugere que a Oleosa da Soja Instale filtros temporários nas estufas, isto baseado no laudo do Ministério da Saúde. O representante da empresa afirmou que a Oleosa d Soja está tratando das providencias para instalar filtros temporários nas estufas com o objetivo de reduzir o odor e os ruídos. A mudança da empresa para Volta Redonda no Rio de Janeiro está nos planos da empresa onde poderá construir uma nova refinaria ou então mudar para um bairro industrial em São Paulo, e que tudo isto está dependo do planejamento financeiro e tributário da empresa, deixou claro que adequar à empresa baseada na responsabilidade tanto social como ambiental está no planejamento reduzindo o impacto ambiental de suas atividades.

O representante da Oleosa da Soja explicou a todos presentes como funciona a refinaria e seu objetivo:

Primeiro, a soja é limpa e seca. A casca que recobre o feijão é retirada, a semente é cortada em fatias finas e o óleo é extraído com a ajuda de um composto químico hidrocarboneto alcano chamado hexano um líquido que tem característica hidrofóbica, isto é, que não se mistura com a água, apenas com outros compostos semelhantes a ele, como os óleos vegetais.

Quando o hexano é posto em contato com a soja, ele dissolve as gorduras presentes na semente, deixando para trás apenas um resíduo, chamado de farelo de soja, que é aproveitado para produzir ração animal. Para entender melhor, experimente jogar água sobre um pouco de açúcar. O processo é semelhante: o açúcar rapidamente é dissolvido na água.

Retirado o farelo, a mistura de hexano e óleo é aquecida e o hexano evapora, deixando o óleo de soja no fundo do recipiente. Porém, este óleo ainda não está pronto para o consumo humano precisa ser refinado, pois contém impurezas.

O refino envolve várias etapas, começando por filtrar o óleo para retirar partículas sólidas em suspensão. Em seguida, o óleo é lavado com uma solução aquosa para retirar ácidos graxos livres. Então, faz-se passar o óleo por um filtro de carvão ativado ou de terra de diatomácea um pó fino formado pela carapaça de muitos bilhões de algas microscópicas –, retirando os últimos compostos indesejáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com