TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização do Trabalho

Por:   •  2/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO - CLARETIANO EAD

ADMINISTRAÇÃO EAD - 8º semestre

SILVANA G. DA SILVA

                  Organização do Trabalho                      

                    Prof. Francisco de Assis Breda Previdenciário

Direito Trabalhista e Previdenciário

 Brasília D.F - 2021

DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

 

A administração moderna teve seu início nos meados do final do século XVIII, revolucionou os conceitos de organização com acelerada e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas. Que com a expansão da economia exigiu eficiência e produtividade das empresas em um mercado, cada vez mais, competitivo.

A Administração, na referência da visão cientifica, era focada na busca pela eficiência, e segundo a abordagem clássica se dividiu em grandes teorias, a quais podemos citar a Administração Cientifica tendo como representante Frederick Taylor, séc. xx, que pregava a maximização do desempenho das organizações por intermédio do melhor desempenho possível na realização das tarefas. Ele explicava que se reduzissem as perdas e desperdícios de qualquer natureza, ajudava na geração de lucros para empresas e trabalhadores. Sua teoria consistia na ciência no lugar no lugar do empirismo, treinamento e cooperação dos trabalhadores, na divisão do trabalho e responsabilidades, valorização remuneratória e rendimento máximo.

Taylor com sua obra “ Principles of Scientific” em 1991, definiu os princípios da Administração Científica, tais como: planejamento, preparação da mão de obra, controle e execução. E em seus estudos da organização do trabalho sobre a fadiga humana, desenho de cargos e tarefas, incentivos e prêmio salarias de produção, padronização. E também introduziu o conceito de homem econômico, sendo que este era visto como uma extensão das máquinas. Na escola clássica não há visão sistêmica e holística, a visão é limitada apenas ao aspecto operacional (chão de fábrica). A organização e sistema rígido, fechado e centralizado.

Posterior a essa teoria surge a de teoria clássica de Fayol que objetivava a eficiência na organização com divisão da estrutura organizacional tendo como principais funções:  a técnica (relacionadas ao departamento de produção); a comercial (as associadas a comprar, vender, dispor os pontos de venda, entre outros); a financeira (associada ao dinheiro da empresa);  contábil (associada a quanto foi produzido, estoque e quanto foi vendido, entre outros aspectos); e por fim a segurança ( para garantir a proteção de máquinas e das instalações).

A Escola da Relações Humanas surge na sequência e tem por representante Elton Mayo- psicólogo australiano responsável pelas experiências com a classe trabalhadora em relação as condições de trabalho e produtividade. Observando os aspectos da liderança, motivação, organização informal e etc. E concluiu que havia a eminente necessidade de humanizar e democratização a administração, liberando -a de conceitos arcaicos, rígidos e mecanicistas da teoria clássica pela substituição da visão do homem social e com participação nas atividades e relações de trabalho e autoridade. Todas essas situações foram experimento de sua pesquisa em uma fábrica em Hawtorne em 1927, para verificar a adequada iluminação na rotina de realização de tarefas dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (302 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com