TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização do trabalho e a doença.

Por:   •  5/5/2015  •  Dissertação  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

A Organização do trabalho e a doença

A abordagem do texto trata-se sobre as doenças causadas através das relações entre o trabalho e a saúde, refletindo os procedimentos de diagnóstico, como as neuroses, psicoses e depressões em situações de trabalho, contudo levando em conta a complexidade dos critérios de rendimento na produção.

As soluções para manter o equilíbrio mental são largar o trabalho, trocar de posto ou mudar de empresa. Ou o absenteísmo, isso é, o trabalhador deverá apresentar um atestado médico, acompanhando uma receita de psicoestimulantes e analgésicos.

Entretanto a exploração do sofrimento pela organização do trabalho não causa doenças mentias específicas. Os próprios especialistas não conseguem comprovar a existência de uma patologia mental decorrente ao trabalho. Nesse contexto, a análise proposta do campo de psicologia do trabalho procura investigar a vinculação entre a depressão e o trabalho, pois ela atinge todas as pessoas que tem atribuições rotineiras extremamente operacionais e mecânicas.

O adoecimento mental e determinadas condições de trabalho ainda é difícil de ser reconhecido, resultantes de fatores psicogênicos, relacionados à personalidade do indivíduo. Caracterizado por uma grande variedade de problemas "funcionais". Essas perspectivas das pesquisas clínicas não obterão nenhum resultado, e muitas das vezes esses sintomas subjetivos impedem o retorno ao trabalho.

Contudo as condições do trabalho, o tipo de relação que os indivíduos estabelecem com as condições dadas, da qual eles atribuem às atividades que realizam, as pressões psicológicas que sofrem e como reagem a elas, diante ao medo o sujeito entra na defensiva, reconhecendo sua falência, sua impotência. Porém os impactos sobre o indivíduo não são reconhecidos pela organização do trabalho pelo fato do sofrimento mental não ter direito de existir no local de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com