TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PAULISTANA E OS DESAFIOS NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.215 Palavras (17 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

ADMINISTRAÇÃO – PROJETO INTEGRADOR II

GIOVANIK SANTOS SILVA - 402034

A PAULISTANA E OS DESAFIOS NO VALE DO SÃO FRANCISCO

NAYARA MURICY

Senhor do Bonfim – BA

2016

GIOVANIK SANTOS SILVA

A PAULISTANA E OS DESAFIOS NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Projeto apresentado como requisito parcial para conclusão do curso de Administração da Universidade Anhanguera Educacional.

Senhor do Bonfim–BA

2016

SUMÁRIO

SUMÁRIO        

SUMÁRIO EXECUTIVO        

ANALISE DE MERCADO        

PLANO DE MARKETING        

PLANO OPERACIONAL..........................................................................................................9

PLANO FINANCEIRO ...............................................................................................14

AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA ...................................................................................19

AVALIAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO ...................................................................20

REFERÊNCIAS .........................................................................................................21

SUMÁRIO EXECUTIVO

A crescente dificuldade para a obtenção de um bom emprego, a falta de perspectiva de uma carreira profissional, o constante sentimento de instabilidade proporcionado pelas empresas aos seus funcionários aliada à esperança de um futuro financeiro independente são os principais motivos mencionados pelos referenciados autores de empreendedorismo e pelos próprios empreendedores que com muito esforço conseguiram êxito na difícil tarefa de criar seu próprio negócio. Isto sem contar com os trabalhadores que abdicam de seus cargos para se aventurar nessa onda empreendedora.

O mercado de alimentação no Brasil, pode ser considerado como uma das primeiras opções para abertura de um novo negócio. Dados retirados de pesquisas, informam que cerca de 27% de empreendedores iniciais e 20% dos empreendedores estabelecidos estão nesse setor.(PASSOS ET all., 2008.). A diversidade de estabelecimentos comerciais é muito grande e é possível lucrar bastante com uma empresa relativamente pequena,muitas vezes até familiar. Além disso, é possível trabalhar de forma segmentada, com foco em um específico tipo de cliente, que pode ser diferenciado por classe social ou até mesmo por estilo de vida e preferências.

O ideal de todo o empreendedor é ver seu negócio bem sucedido e com isso a concretização de seus sonhos. Mas para isso acontecer, além de muito entusiasmo e determinação, é necessário a organização, idéias, estratégias e atitudes. Desse modo o plano de negócios entra como uma peça fundamental na gestão. Por meio dele, o gestor pode medir as incertezas e riscos que irá enfrentar, poderá fazer previsões, projeções e identificar as melhores oportunidades e saber como aproveitá-las.        

Inicialmente, este trabalho, apresenta a contextualização do estudo, onde consta a

definição do tema, do problema e dos objetivos, tendo como objetivo geral desenvolver um plano de negócios que proporcione informações para implantação de uma pizzaria, dispondo assim de informações para o gestor, qualificando o gerenciamento e desenvolvimento do negócio, seguido dos objetivos específicos e da justificativa.

ANALISE DE MERCADO

A história da pizza no Brasil teve inicio através dos imigrantes italianos. No início era comum encontrá-las somente nos redutos e nas colônias italianas. Hoje as pizzarias estão espalhadas por todo o país,sendo encontradas nas maiorias da cidades brasileiras, e em diversas formas de comercialização. Existe desde a pizzaria da esquina que vende fatias à pizzaria sofisticada, em região nobre, que oferece uma diversidade maior de massas  com ingredientes fantásticos. ( SEBRAE 2010)

Gostosa, fácil de preparar, barata e com grande variedade de sabores,  a pizza é um dos

pratos mais procurados no país. Essa preferência fez com que se expandissem os negócios de

pizzaria em quase todas as regiões do Brasil.

Para este negócio se concretizar não basta, no entanto, acreditar que só a pizza é

suficiente para garantir o sucesso do negócio. Por ser um prato apreciado por

todas as classes sociais, as oportunidades de negócios surgem em todos os bairros. Por isso

precisamos estar atentos e conscientes que não dá certo montar uma casa de luxo em um

bairro pobre e nem o contrário. Precisamos saber o desejo dos clientes e procurar atender da

melhor forma possível.

A idéia deste futuro negócio, é de implantar uma pizzaria na cidade de Petrolina- PE, por se tratar de uma cidade que aprecia uma boa culinária, com gostos diversificados e conseqüentemente, garantiria um público freqüente à pizzaria.

O público alvo, o consumidor é completo por cliente de ambos os níveis, uma vez que a pizza a ser ofertada, terá um preço acessível.

Os concorrentes estão disponibilizando o produto no mercado da mesma forma, porém cada um com o seu diferencial competitivo. Algumas pizzaria são somente Delivery, outras vendem pizza em metro, muitas delas trabalham somente com rodízio. Todas elas bem apresentadas, porém não com as características que terá A Paulistana. O foco no ambiente será um diferencial competitivo e que atrairá muitos clientes para o local. Isso é uma estratégia para o cliente experimentar o produto e se tornar um cliente fiel. Após a aprovação do produto e do atendimento,a pizzaria A Paulistana será a primeira opção na hora de saborear uma deliciosa pizza.

A concorrência tem participação no mercado de forma ativa e se torna importante, pois atende as necessidades dos clientes que não procuram comer, por exemplo, de forma alacarte e sim em rodízio.

Na cidade possuem pizzarias no centro e em locais mais afastados, porém o que diferencia é a clientela, se tiver um bom preparo, marketing e um excelente atendimento, é um diferencial. As  casas que podem competir com o nosso projeto são as que fornecem pizza feita no forno a lenha, estas é a especialidade do projeto. Porém, vale ressaltar que a vasta experiência do empreendedor, em redes de pizzaria em São Paulo, vai se destacar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (375.5 Kb)   docx (131.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com