TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Vale Projeto Aplicado

Por:   •  19/10/2020  •  Resenha  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 5

MBA em Gestão Empresarial

Projeto Aplicado – Atividade 1

1 – Análise da Indústria / Setor

a) Identifique o cenário do negócio no Brasil e no mundo: em termos de sustentabilidade e inovação.
A indústria mineral enfrenta alguns dos desafios mais difíceis de todo o setor industrial, em se tratando de desenvolvimento sustentável. Os minerais são essenciais para a vida cotidiana, pois se transformam em numerosos produtos utilizados pela população e constituem matérias-primas essenciais em um grande número de indústrias. Por outro lado, a extração e o processamento, de minerais estão associados a uma série de impactos socioambientais, que precisam ser gerenciados a fim de que o setor se desenvolva de forma sustentável.

A mineração representa de 3% a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O setor mineral é um dos que mais investem no País (cerca de US$ 15 bilhões por ano, segundo o IBRAM). Estes investimentos contemplam diversos minérios.

O setor mineral busca desenvolver sua cultura de inovação, de forma que o processo de mudança seja bem-sucedido, sustentável e com resultados desejáveis e como consequência gera o aumento da produtividade que torna a indústria mais competitiva através de mão de obra mais eficiente ou através de novas tecnologias. A atividade de mineração articula alguns pontos a serem considerados nesse trabalho e que dizem respeito à sustentabilidade, inovação, produção e capacidades. Trata-se de uma atividade produtiva em constante estado de monitoramento, pois não só depende estritamente da natureza como a modifica, seguindo o curso histórico que incorpora, concreta e simbolicamente, o meio ambiente natural à sociedade.

A inovação é imprescindível, uma vez que pode renovar os serviços ou produtos que a empresa oferece ou, então, renovar a forma como são fabricados ou executados seus serviços ou produtos e afirma que a capacidade de mudança de uma empresa, bem como o tipo de inovação que pode enfrentar, tem a ver com três fatores: seus recursos, seus processos e seus valores. A capacidade de inovação é considerada central para alavancar a sustentabilidade empresarial, ou seja, a capacidade de inovação é importante para as organizações atenderem a necessidade da sustentabilidade demandada pelo ambiente externo.

b) Descreva qual é o impacto do negócio no desenvolvimento macroeconômico.

As contribuições macroeconômicas da mineração geralmente são expressivas, mas variam muito conforme o indicador considerado. Até o momento, esses impactos não foram bem documentados, debatidos e compreendidos; em vez disso, as discussões em torno da reforma da política de mineração muitas vezes se concentraram estritamente em questões de tributação e mitigação de impactos negativos.

O setor da mineração contribui para a arrecadação de impostos do país por meio de uma ampla gama de medidas fiscais que muitas vezes são complexas, e o setor enfrenta uma carga tributária total relativamente alta em comparação com outras economias mineradoras.

Na economia brasileira relativamente diversificada, a contribuição do setor de mineração para o Produto Interno Bruto (PIB) é modesta. Em termos de preços correntes, a indústria extrativa como um todo (inclusive o segmento de petróleo e gás) hoje responde por aproximadamente 3% do PIB total

No geral, está evidente que a crescente importância da mineração no investimento nacional total, combinada à alta favorável dos preços das commodities, resultou no rapidíssimo crescimento das exportações minerais. Os recentes níveis elevados de investimento – boa parte dos quais visando regiões menos desenvolvidas e regiões amazônicas do Brasil, como o sudeste do Pará – levarão à contínua expansão da produção, exportações e emprego do setor de mineração.

2 - Construa uma matriz relacional de segmentação de produto/serviço a partir de 3 pilares:

Mercado consumidor > Estratégia de comunicação > Nicho inexplorado

O mercado consumidor é uma importante fonte de renda para o país, traz equilíbrio econômico (atualmente é responsável por quase 5% do PIB, oferece insumos para os mais variados setores como siderurgias, na indústria de fertilizantes, petroquímicas e metalurgias.

Existe uma estratégia de comunicação no sentido de segmentar o público alvo e como devem ser considerados e priorizados. Vão de acordo também com a presença da empresa na localidade.

3 - Desenvolva uma matriz SWOT, considerando a análise da indústria/setor e a segmentação de mercado.

Ameaças

• Entrada de novos projetos, impactando ainda mais a capacidade de oferta/procura, podendo implicar em reduções de preços do minério de ferro com consequente redução da lucratividade/aumento do risco dos projetos;

• Estratégia dos grandes grupos siderúrgicos de implementarem seus próprios projetos de mineração (reverticalização da produção) → Mercado interno e externo mais restrito e maior barganha dos compradores;

• Passivo ambiental em algumas empresas (principalmente, pequenas e médias mineradoras);

• Moeda e câmbio instável e elevada taxa de juros;

• Limitações logísticas: portos, estradas e ferrovias e impacto do custo de frete marítimo;

• Maior exigência ambiental/elevação de custos ambientais/dificuldades com licenciamento

ambiental

• Surgimento de novos polos produtores mundiais = aumento da concorrência;

• Proximidade do minério da Austrália dos portos chineses (menor custo com frete);

• Longo período de maturação dos projetos, durante o qual podem alterar-se as condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com