TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DA VIABILIDADE E LUCRATIVIDADE CO CULTIVO DA UVA NA REGIÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO.

Por:   •  7/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.372 Palavras (10 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSSAU – UNINASSAU

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANTONIO AIRES NOGUEIRA JÚNIOR


LUCRATIVIDADE NO CULTIVO DA UVA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE DIFERENTES VARIEDADES EM PETROLINA.






PETROLINA

2019

ANTONIO AIRES NOGUEIRA JÚNIOR

LUCRATIVIDADE NO CULTIVO DA UVA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE DIFERENTES VARIEDADES EM PETROLINA.

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Faculdade Maurício de Nassau – UNINASSAU, como requisito necessário para aprovação na disciplina Projeto Contábil II.

Orientador(a): Simeria Lucia


PETROLINA

2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO4
  2. PROBLEMA DE PESQUISA 5
  3. OBJETIVO5

         3.1 Objetivo Geral 5

         3.2 Objetivos específicos 5

      4.    JUSTIFICATIVA6

      5.    REVISÃO DA LITERATURA 6

      6.     METODOLOGIA9

      7.     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. INTRODUÇÃO

O cultivo da uva é uma atividade econômica difundida por todo o mundo, sua origem é datada através de estudos arqueológicos, fosseis de folhas de videira revelaram que sua existência já pairava desde antes da última era glacial.

No que diz respeito ao Brasil, a cultura da videira inicialmente quem exercia o poder principal sobre tal economia era a região sul, que em meados do século 19, mesmo com condições climáticas desfavoráveis, passou a ser considerado um polo crescente desse ramo e até hoje segue inserido fortemente em tal vertente. Na década de 1960 o Nordeste entra em cena e inicia sua história de sucesso na produção de uva e vinho, com a implantação das primeiras videiras em meados dos anos de 1963 e 1964.

Apesar da escassez da chuva, o clima quente e seco do semiárido mostrou-se um terreno fértil para o desenvolvimento da viticultura e atualmente o Vale do São Francisco é um dos principais responsável pelas exportações de uva no Brasil, sendo responsável por mais de 97% da uva de mesa exportada pelo país. Mesmo com o clima quente e seco, a colheita das uvas acontece o ano inteiro. São 300 dias de sol e temperatura alta durante o ano todo, com pouca chuva. Mas, graças ao “Velho Chico”, apelido carinhoso dado ao rio São Francisco, a combinação desses fatores permite que a planta se desenvolva durante as quatro estações. Existem mais de oito variedades de uva exploradas no Vale do São Francisco, sendo que algumas estão voltadas para o mercado externo. A variedade Itália (Bicane x Moscatel de Hamburgo) ainda é a mais cultivada, e por isso sujeita a oscilações de mercado. No entanto, outras variedades são produzidas: dentre as uvas com semente estão a Benitaka e a Red Globe, e entre as sem semente estão Crimson, Thompson e Festival.

Mediante as informações acima expostas, o presente trabalho tem como principal escopo analisar de forma minuciosa a rentabilidade e a lucratividade da atividade do cultivo da uva na região, envolvendo diversos fatores relevantes para que o empreendedor obtenha sucesso na sua empreitada.  Ademais, o artigo foca especificamente na pesquisa das espécies Itália e Isis, em particular, no espaço da Fazenda Frut’Alice que fica localizada na cidade de Petrolina-PE.

2. PROBLEMA DE PESQUISA

  • Qual das variedades de uva apresenta a maior rentabilidade na Fazenda Frut’Alice, localizada na cidade de Petrolina?

3. OBJETIVO

3.1 OBJETIVO GERAL

  • Analisar os aspectos financeiros, econômicos e a viabilidade lucrativa das atividades desenvolvidas na Fazenda Frut’Alice.

4. JUSTIFICATIVA

Esse projeto tem o intuito de comparar a rentabilidade das espécies de uvas produzidas na Fazenda Frut’Alice localizada em Petrolina-PE. Sendo elas: Itália e Isis.

A análise irá definir qual espécie é de melhor lucratividade para o produtor. Levando em consideração que o cultivo da fruta exige um grande conhecimento nos aspectos de compreender as intercorrências que podem trazer grande prejuízo para o mesmo, assim também como seus específicos valores comerciais e de produções de cada espécie.

Todo o processo de produção será estudado, desde o uso do local escolhido para a vinicultura, produtos utilizados na cultura, a manutenção da mão de obra necessária para o sucesso do empreendimento e a intervenção nas possíveis intercorrências que porventura possam surpreender. Que pode ser desde uma chuva inesperada até algum tipo de fungo.

A produção de uva é uma atividade atrativa em termos rentáveis, porém é permeada por grandes riscos que podem ser evitados e superados diante de uma bom  planejamento, através da verificação e antecipação de fatos que venham causar algum problema durante esse processo, evitando assim perda na lucratividade.

5. REVISÃO DA LITERATURA

5.1         CULTURA DA UVA NO BRASIL

A cultura da videira ocupa uma área de aproximadamente 60 mil hectares no Brasil. A maior parte desta área é cultivada em regiões de clima temperado, notadamente nos três estados do sul do Brasil, além de alguns microclimas nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Nestas regiões, a cultura reveste-se de grande importância econômica e social, seja pelo grande número de empregos que gera, seja pela indústria de processamento e turismo associadas à atividade (BOTTON et al., 2003).

Nos últimos anos, em função dos bons preços praticados para uva e seus derivados, principalmente para as cultivares viníferas, está ocorrendo uma reversão das expectativas. Novos plantios estão ocorrendo na região, inclusive em áreas não tradicionais para o cultivo da videira, como as regiões de elevada altitude. Aliado a isso, vários resultados positivos de pesquisa vieram resolver sérios problemas da atividade e colaborar com a melhoria da viticultura, ao oferecer maior segurança, especialmente na vida útil dos novos vinhedos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com