TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR QUANTO À FUNÇÃO DO CÓDIGO DE BARRAS

Por:   •  3/4/2019  •  Resenha  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR QUANTO À FUNÇÃO DO CÓDIGO DE BARRAS

Os códigos de barras têm ampliado horizontes no mercado consumidor ao longo da última década e desde que foi implantado no Brasil, muita coisa mudou para melhor. Estamos agora em uma nova era, onde quase não se vê produtos sem os códigos de barras.

Hoje no Brasil, o conceito de código de barras já é bastante comum no mercado varejista. Esta tecnologia não está presente somente em grandes lojas de varejo, mas também já faz parte da realidade de pequenos varejistas em todo país. Podemos encontrar códigos de barras em comércios grandes e populares, como em pequenos estabelecimentos.

Do ponto de vista do consumidor, é fato conhecido que a tecnologia alterou a forma como ele busca informações sobre produtos e os meios de compras. A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, divulgou uma pesquisa (2016) intitulada “Consumidores e Empresas: Tendências e comportamento no mercado nacional”, onde foram entrevistadas 425 pessoas.

Dos entrevistados, 83% afirmam que a internet é o seu meio de se informar. 41% deles preferem ir às lojas pessoalmente, 22% buscam sugestões de amigos e familiares e 21% usam aplicativos de smartphones para obter informações sobre produtos.

Em reportagem postada em 2017, a GS1 divulga que 83% dos consumidores ao irem ao supermercado, utilizam o código de barra em suas compras. O que demonstra, no campo do varejo, uma certa percepção do código de barras e utilização do mesmo para informações sobre produtos.

Para os consumidores, um QR Code – variante do código de barras – poderia obter uma boa vantagem para a verificação de produtos e serviços, onde ficariam reunidas todas as informações em um único local.

No que diz respeito ao QR Code, empresas tem utilizado o mesmo para validar seus serviços, dando mais confiabilidade e credibilidade a empresa e suas ofertas no mercado.

Como exemplo, podemos verificar a Sympla, startup de entretenimento, que, ao vender seus ingressos, utiliza do QR Code para validação do mesmo e formalização da entrada do cliente ao evento. O uso dessa tecnologia, inibe a falsificação dos ingressos e remete mais segurança ao evento que está ocorrendo.

Ainda de acordo com publicação da própria startup, a utilização do código de barras ou QR Code “alia segurança, rapidez e redução de filas com uso do check-in via leitor de código de barras. Basta que esse leitor esteja conectado à um computador com acesso ao sistema da Sympla”.

Para o consumidor brasileiro, de acordo com a GS1 – Brasil (2017), se dependesse do mesmo, o código de barras já seria utilizado em vários outros serviços como exames médicos, internação em hospitais e clínicas e até identificação individual. Dentre as utilizações, a expectativa é que os códigos de barras passem a apresentar também uma maior quantidade de informações sobre os produtos. Dentre essas informações, a que é considerada a mais importante é a data de validade.

A percepção do consumidor quanto a segurança que o código de barras promove, se dá devido aos motivos de rastreabilidade e identificação de produtos falsificados.

De acordo com a GS1 (2017), se o produto for identificável e rastreável pelo código de barras, o consumidor pode atestar sua autenticidade e acompanhar melhor a entrega das suas compras pela internet ao utilizar o código. Uma outra boa consequência de tornar os produtos rastreáveis é facilitar o processo de recall deles. Esse processo consiste em uma devolução de lotes danificados, estragados ou com defeito de fabricação.

Dentre os pesquisados em 2016, 44% do público entrevistado entende que o código de barras pode ajudar no combate à falsificação e proporcionar rastreabilidade, identificação e autenticidade do produto ao usar a numeração do código nas suas pesquisas.

No que diz respeito a produtos e alimentos, conforme mostra a GS1- Brasil (2017), o consumidor vê o código de barras como um tipo de profissionalização, onde começa a pesquisar e compreender a importância de processos como rastreabilidade e recall e levar esses processos a sério, fazendo deles critérios importantes para escolher entre diferentes fabricantes. Com consumidores acostumados com os códigos identificadores e cada vez mais sedentos de informação sobre a procedência dos produtos, aumenta o empenho de associações de automação no mundo todo em torná-los melhores, mais completos e sofisticados.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com