TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO DE CACHAÇA ARTESANAL COM FRUTAS E SUAS PERSPECTIVAS DE COMÉRCIO

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE MASTER DE PARAUAPEBAS – FAMAP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PROJETO

A PRODUÇÃO DE CACHAÇA COM FRUTAS E SUAS PERSPECTIVAS NO COMÉRCIO

PARAUAPEBAS

2017[pic 2]

[pic 3]

FACULDADE MASTER DE PARAUAPEBAS – FAMAP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALANA NETO SOUSA

EMÍLIA FLECHA SANTOS CARVALHO

ERNANDES SILVA

FÁBIO NOGUEIRA

GABRIELE ADAMI RIBEIRO

GRAZIELE ADAMI RIBEIRO

JOICE SANTOS DE ARAUJO

LUCÉLIA DOS SANTOS SILVA

MAGNO HOLANDA DE OLIVEIRA

RAFAEL CASIMIRO BONFIM

RHOOSYETT DE SOUZA SANTANA

ROBSON FERREIRA DO MONTE

PROJETO

A PRODUÇÃO DE CACHAÇA COM FRUTAS E SUAS PERSPECTIVAS NO COMÉRCIO

[pic 4]

PARAUAPEBAS

2017[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO

2.        METODOLOGIA        7

2.1        Definição da área de coleta de dados        7

2.2        Cronograma        7

3.        OBJETIVOS        8

3.1        Objetivo geral        8

3.2        Objetivos específicos        8

4.        JUSTIFICATIVA        9

5.        REFERENCIAL TEÓRICO        10

4.1 O MERCADO DA CACHAÇA        10

4.2 AS VANTAGENS DA VENDA VIRTUAL        11

7.        CONCLUSÕES        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

PDCA                        Planejar, Executar, Verificar e Agir        

FAMAP                Faculdade Master de Parauapebas

PAC                          Prático, Acessível e Confiável

SWOT                Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças)

5W2H                        What (o que), Who (quem), When (quando), Where (onde), Why (por que), How (como), How Much (quanto)

4PS                        Produto, Praça, Preço e Promoção

  1. INTRODUÇÃO [pic 7]

Assim como dizia Kotler e Keller (2006). “O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível. As empresas precisam também se comunicar com as partes interessadas atuais e potenciais e com o público em geral”.

As ferramentas do marketing impõem-se como aliadas importantes na elaboração e desenvolvimento quando se trata de criar ou implementar produtos, viabilizando a maximização dos resultados. Com base no supracitado este projeto de plano de negócio foi elaborado fazendo uso das ferramentas de PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir), Matriz de Gut, Diagrama de Ishikawa, Controle de qualidade, Análise SWOT, Plano 5W2H, 4Ps, Margem de contribuição e Análise do produto.

Com base nessas afirmativas o primeiro passo do projeto consiste em identificar o produto, de que forma seria sua produção e distribuição.  

O produto identificado como oportunidade de mercado foi à cachaça artesanal com frutas. Portanto para se produzir a cachaça artesanal foi necessário primeiramente obter a cachaça (matéria-prima) com o máximo de pureza, isso significa que sua forma de destilação não deveria agregar qualquer adicional que pudesse modificar seu sabor natural. O adicional para dar aroma e sabor específico ficou por conta da fruta escolhida para realizar o processo de maturação, o qual aconteceu em um período de aproximadamente quatro meses.

Foi de suma importância que o armazenamento da cachaça acontecesse em recipientes de vidro com vedação, pois desta forma se teria garantia de que o processo de maturação da mistura ocorresse sem interferência do ambiente externo, o espaço para armazenagem estava livre de irradiação solar evitando com isso que alterasse o sabor do produto.

As garrafas da cachaça artesanal para venda são disponíveis nas dimensões de 1L, 750ml e 250ml sendo transparente, todas contêm uma porção da fruta para decoração e identificação do sabor com um rótulo específico.

As frutas escolhidas possuíam boa consistência, macies e sabor forte. É importante salientar que as mesmas variam de preço de acordo com a época, ou seja, elas possuem período de produção. As frutas escolhidas foram: abacaxi, acerola, tamarindo, cajui, uva, carambola, coco, cravo da índia e a Ibiriba.

A cachaça pura utilizada na produção é adquirida por fornecedor da cidade de São João dos Patos localizada no estado do Maranhão, situada a aproximadamente 1.050 km distância de Parauapebas - Pará. Os fornecedores das frutas são produtores locais e frutarias de Parauapebas.

A empresa Biroska apostou em embalagens sofisticadas e inovadoras, totalmente artesanais agregando um valor especial e único ao produto. Como encantamento foi oferecido a opção de personalização da embalagem com o nome do cliente para momentos especiais (aniversários, dia dos pais, dia das mães, dia dos namorados etc).

De início não haverá um ponto físico de vendas do produto, somente via internet através do site online. Sua distribuição será aberta para qualquer localização por meio do PAC/Correios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (199.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com