TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA MOTIVAÇÃO

Por:   •  17/1/2022  •  Artigo  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE BOAS NOVAS DE CIÊNCIAS TEOLÓGICAS, SOCIAIS E BIOTECNOLÓGICAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADE DE PESQUISA SOBRE MOTIVAÇÃO

MODELOS COMPARATIVOS

Manaus

Janeiro de 2022

JOAQUIM PEREIRA DO CARMO - Matrícula – 1786467

ATIVIDADE DE PESQUISA SOBRE MOTIVAÇÃO

MODELOS COMPARATIVOS

Atividade   de   Pesquisa   sobre   Motivação   – modelos teóricos comparativos, trabalho elaborado para obtenção da primeira nota Parcial  –  ARE  1,  do  Componente  Curricular Psicologia  Comportamental  e  Organizacional, ministrada  pela  Profa.  Msc.  Maria Vilani Maia Sequeira.

Manaus

Janeiro de 2022

  1. INTRODUÇÃO

O propósito do presente artigo é apresentar o conceito de motivação e suas comparações teóricas de acordo com os textos apresentados, enfatizando suas peculiaridades, a partir do referencial teórico de cada autor, discutindo e refletindo a importância para o acadêmico do curso de Administração, o conceito e aplicabilidade do assunto sobre Motivação.

Podemos definir motivação como o impulso interno que nos leva à uma ação -motivo + ação, a força (motivo) que me leva a agir; originada do latim moveres, mover, ligada diretamente aos nossos desejos, necessidades e vontades. A motivação é uma das chaves para a compreensão do comportamento humano; age sobre o pensamento, a atenção, a emoção e a ação, envolvendo anseios, desejo, esforço, sonho e esperanças (CHIAVENATO, 2009).

Ao longo desse artigo abordaremos algumas das principais teorias que buscam explicar a motivação. As Teorias da Motivação estão diretamente relacionadas aos fatores que podem direta ou indiretamente influenciar as atitudes das pessoas como também refletir em seus comportamentos.

As Teorias Motivacionais buscam compreender como se dá o desencadeamento de determinados comportamentos por parte das pessoas, e quais variáveis serviriam de “gatilhos” para tais comportamentos. Visa a compreensão acerca de quais motivos direcionam a uma ação do indivíduo (CRABERA, 2015).

A partir dos modelos teóricos estudados, abordamos neste artigo as definições de motivação conforme as leituras realizadas, as definições teóricas e as suas diferenciações, a aplicabilidade da motivação nas organizações e finalmente justificar o estudo da motivação dentro do curso de Administração.

  1. MOTIVAÇÃO E SEU MODELOS TEÓRICOS
  1.  Definições de Motivação

A motivação é um tema com uma amplitude enorme, o que resulta em diferentes interpretações por parte dos estudiosos, pois está ligado diretamente ao ser humano.

A palavra motivação provém dos termos latins motus (“movido”) e motio (“movimento”). Para a psicologia e a filosofia, a motivação são aquelas coisas que incentivam uma pessoa a realizar determinadas ações e a persistir nelas até alcançar os seus objetivos (CAMPOS, 2012)

Motivus deriva do latim e significa mover, assim, "motivação" seria tudo aquilo que pode fazer mover e é fundamental para uma boa relação do homem com seu trabalho, pois permite o envolvimento, comprometimento e satisfação do homem com seu trabalho (CAMPOS, 2012).  

O conceito também se encontra associado à vontade e ao interesse. Por outras palavras, a motivação é a vontade para fazer um esforço e alcançar determinadas metas.

Na teoria administrativa, motivação é a força influenciada diretamente pelo clima organizacional que estimula os colaboradores a trabalhar em razão de objetivos comuns à organização. Com uma equipe altamente motivada, em um clima organizacional agradável, os resultados serão alcançados com maior facilidade.

Definir com exatidão motivação é extremamente difícil, uma vez que o mesmo pode ser utilizado em diferentes contextos. De maneira geral, motivação pode ser visto como tudo aquilo que impulsiona qualquer indivíduo, a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um determinado comportamento específico, podendo este impulso à ação ser provocado por um estímulo externo (origem no ambiente), ou também gerado internamente nos processos mentais do indivíduo (CHIAVENATO, 1998).

  1.  Diferenciações teóricas

As teorias motivacionais podem ser classificadas em teorias de conteúdo e teorias de processo. As teorias de conteúdo querem saber o que motiva as pessoas e consideram que as necessidades e satisfações podem motivar. Já as teorias de processo querem saber como se desenvolve o comportamento motivado e dizem que envolve o processo de pensamento e a tomada de decisão. As principais teorias motivacionais de conteúdo são: teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, a teoria "x" e a teoria "y" de McGregor, teoria das três necessidades de David McClelland e a teoria bifatorial de Herzberg (ABRIC, 1998)

  1. Teoria da Necessidades Humanas

Teoria da Hierarquia das Necessidades foi criada por Abraham Maslow (1908 – 1970), professor de psicologia fundador da disciplina de Psicologia Humanista. Essa teoria sugere que nós, seres humanos, somos motivados em satisfazer cinco necessidades básicas: fisiológicas, de segurança, social, de autoestima e de realizações pessoais (ETZIONI, 1989).

Para Maslow as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que quando o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la (ETZIONI, 1989).

[pic 2]

Figura 1 – Pirâmide de Maslow

Fonte: http://pt.wikipedia.org

  1. Teoria das Necessidades Aprendidas

Teoria das Necessidades Aprendidas de McClelland está ligada aos conceitos de aprendizagem. Segundo ele, as necessidades humanas são adquiridas pelas pessoas ao longo de suas vidas. Focaliza em sua teoria três necessidades básicas: realização (desejo de ser excelente, melhor ou mais eficiente, com retroação do próprio desempenho), poder (desejo de controlar os outros, de ser responsável por eles e influenciá-los) e afiliação (desejo de estabelecer e manter amizades e relações interpessoais com os outros) (ABBAD et al 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (280.1 Kb)   docx (354.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com