TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pecuária no Brasil

Por:   •  9/10/2020  •  Monografia  •  5.765 Palavras (24 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 24

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FERNANDA TORRES DA SILVA

DESAFIOS DA PECUÁRIA BRASILEIRA

 

Brasília

Março /2020

FERNANDA TORRES DA SILVA

DESAFIOS DA PECUÁRIA BRASILEIRA

Trabalho apresentado ao curso MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio, Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização.

Programa FGV Management

ORIENTADOR: Prof. Evandro Jacóia Faulin

Brasília

Março/ 2020

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

PROGRAMA FGV MANAGEMENT

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DO AGRONEGÓCIO

O Trabalho de Conclusão de Curso

Desafios da Pecuária Brasileira

elaborado por Fernanda Torres da Silva, e aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso MBA Executivo em Economia e  Gestão: Agronegócio, foi aceito como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso de pós-graduação, nível de especialização do Programa FGV Management.

Data: Março, 2019

___________________________________

[Nome do Coordenador Acadêmico]

Coordenador Acadêmico

___________________________________

Prof. Evandro Jacóia Faulin

Orientador


TERMO DE COMPROMISSO

O aluno Fernanda Torres da Silva, abaixo assinado, do curso MBA Executivo em Economia e  Gestão: Agronegócio - Turma MBS01776 - ZEGEA-T01 – 166945/2017  do Programa FGV Management, realizado nas dependências da Fundação Getúlio Vargas, no período de 2017 a 2020, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Desafios da Pecuária Brasileira, é autêntico, original e de sua autoria exclusiva.

Brasília, [dia] de Março de 2020

___________________________________

Fernanda Torres da Silva

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1.1        Objetivos        7

1.2        Justificativa        7

1.3        Metodologia        8

REVISÃO DA LITERATURA        10

Cadeia produtiva da carne bovina        10

O setor de carnes no Brasil        12

Inserção Internacional da carne bovina brasileira        15

Exportação de carne bovinas e barreiras não tarifárias        18

ANÁLISE DOS RESULTADOS        21

CONCLUSÃO        23

BIBLIOGRAFIA        24

2        APÊNDICE A -        26

3        ANEXO A -        27

INTRODUÇÃO

A pecuária é de extrema importância para a economia brasileira. Desde a chegada dos colonizadores portugueses a criação de gado teve um papel importante no nosso país, primeiramente, como animais de tração para os engenhos de açúcar e atualmente como um fator de grande importância para a economia brasileira, especialmente, a criação de gado de corte.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), o Brasil se consolidou em 2018 como principal exportador mundial de carne bovina. De acordo com a Associação, em 2018 o país bateu o recorde de volume exportado 1,64 milhão de toneladas, isso representa uma receita de US$ 6,57 bilhões. (ABIEC,2018)

Os principais importadores de carne brasileira são Hong Kong e China. Em 2018, Hong Kong importou o maior volume de carne, entretanto a carne exportada para a China foi responsável pelo maior faturamento, cerca de US$ 1,49 bilhão. Em 2018 a União Europeia aumentou o volume de importações da carne em relação ao ano de 2017. (Idem)

A pecuária brasileira tem obtido resultados excelentes, contribuindo de maneira significativa para o crescimento econômico do país. Segundo a publicação Projeções do Agronegócio – Brasil 2016/17 a 2026/27, a expectativa é que a produção de carne continue a crescer na próxima década. Nesse sentido, espera-se um aumento no volume exportado e tem-se como desafio o aumento do preço pago pela carne brasileira e a abertura de novos mercados para os nossos produtos.

Atualmente o país exporta mais carnes congeladas e desossadas que possui menos valor no mercado internacional. Os desafios para aumento da exportação de carne com maior valor agregado são diversos, como a falta de padronização, certificação dos produtos e as barreiras tarifárias e não- tarifárias impostas por diversas nações.

O futuro da cadeia produtiva de carne bovina não está somente no aumento do volume de carne exportada. Além da ampliação do mercado, é necessário aumentar consideravelmente a exportação de carnes com ossos e cortes nobres e melhorar a qualidade do produto, possibilitando que nosso produto continue competitivo no mercado mundial, além de garantir maior remuneração para o produtor e maior receita para o país.

  1. Objetivos

Este trabalho possui como objetivo geral analisar o atual posicionamento do Brasil no mercado de exportação de carne bovina e identificar os possíveis caminhos para que o Brasil possa se inserir em novos mercados e exportar carne com maior valor agregado para países que pagam melhor por uma carne de maior qualidade.

Como objetivos específicos podem ser citados:

  • Analisar a importância da cadeia produtiva agropecuária para a economia do Brasil.
  • Demonstrar que apesar dos excelentes resultados da pecuária brasileira, muito deve ser feito para a valorização do nosso produto
  • Analisar o cenário de inserção internacional da carne brasileira
  • Comparar os preços médios recebidos pelos principais exportadores de carne
  • Analisar as principais causas do preço baixo recebido pela carne brasileira, assim como a dificuldade de inserção em mercados mais exigentes.
  • Propor possíveis soluções para maior aceitabilidade da carne brasileira

  1. Justificativa

O Brasil é um dos players de maior importância no mercado mundial de carne. No ano de 2018 alcançou o primeiro lugar entre os maiores produtores mundiais de carne e segundo lugar entre os maiores exportadores. Entretanto, o valor recebido pela carne brasileira é baixo, porque, entre outros motivos, a reputação da carne brasileira não é das melhores.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (490 Kb)   docx (416.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com