TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Nutrição

Por:   •  15/3/2020  •  Monografia  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

a) Demonstre seu aprendizado sobre os quatro tipos de conhecimentos, relacionando-os junto a suas características. (30%)

I. Conhecimento popular – características: valorativo, reflexivo, assistemático, verificável, falível e inexato. Diz respeito ao conhecimento empírico, é o que aprendemos a partir das nossas interações sociais e observação do mundo que nos rodeia. É o chamado "conhecimento vulgar" ou o senso comum. Oposto ao conhecimento científico, não há necessidade, nem preocupação em refletir sobre o objeto de observação, limita-se apenas a dedução. Por isso, esse conhecimento é muitas vezes suscetível a erros.

II. Conhecimento Científico - características: real (factual), contingente, sistemático, verificável, falível, aproximadamente exato. Representa o oposto do conhecimento popular (empírico). Compreende as informações e fatos que são comprovados cientificamente. Para tanto, o objeto analisado deve passar por uma série de experimentações e análises que comprovam ou não determinada teoria. Relaciona-se com a lógica e o pensamento crítico e analítico.

III. Conhecimento Filosófico - características: valorativo, racional, sistemático, não verificável, infalível, exato. Inicia-se a partir das reflexões que o homem faz sobre questões imateriais e subjetivas. Esse tipo de conhecimento foi elaborado a partir da capacidade do ser humano de refletir. Mesmo sendo de natureza racional, o conhecimento filosófico não necessita da comprovação científica. A partir desse conhecimento são construídas ideias, conceitos e ideologias que explicam, de modo racional, questões sobre o mundo e a vida humana.

IV. Conhecimento Religioso (Teológico) - características: valorativo, inspiracional, sistemático, não verificável, infalível, exato. Baseado na fé religiosa, crença que ela detém a verdade absoluta. De acordo com a ótica desse conhecimento, não há a necessidade de verificação científica para que determinada "verdade" seja aceita.

b) Utilize quatro exemplos da implementação do conhecimento filosófico, em nosso cotidiano. (30%)

O conhecimento filosófico é fruto do raciocínio e da reflexão humana. Cotidianamente nos deparamos com questionamentos sobre a evolução da sociedade, principalmente no que toca ao desenvolvimento da tecnologia: " A máquina substituirá quase totalmente o homem? A clonagem humana será uma prática aceita universalmente? O conhecimento tecnológico é um benefício para o homem?"

Em situações diárias, nos deparamos com a implementação do conhecimento filosófico que o aluno quando está resolvendo problemas das mais diversas disciplinas escolares; quando o perito criminal busca provas de um crime; quando o juiz ao julga condenando ou defendendo; quando os advogados defendem suas causas; quando o árbitro julgando os lances de um jogo de futebol, etc.

c) Aplique seus conhecimentos elaborando três problemas de pesquisa dentro de sua área de formação. (40%)

I – Qual a diferença do perfil nutricional de crianças entre 4 a 5 anos de idade em pré-escolas de escolas públicas e privadas da cidade de Santa Rita do Sapucaí.

II

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com