TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia na Administração

Por:   •  19/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso: Administração - Modalidade Educação a Distância

Disciplina: Psicologia - Prof.ª Juliana Ferrari

Trabalho Semestral

Nome:                                Código:                               Polo:                        

Observe a empresa/Instituição onde trabalha, estagia ou uma instituição que tenha contato e responda as seguintes questões baseadas no conteúdo de Psicologia trabalhado:

1) Qual a ênfase que a sua empresa dá em relação aos profissionais no ambiente de trabalho, ou seja, a empresa estimula o relacionamento efetivo, a transparência na comunicação, respeita as diferenças individuais, evitando o preconceito, a angústia difusa no ambiente de trabalho? Caso contrário, o que ocorre e quais sugestões você daria para esta mudança?

2) A empresa soluciona os problemas relacionados ao desempenho de seus funcionários se utilizando da abordagem comportamental (Controle, punição, reforço positivo ou negativo)? Se não, proponha ações baseadas nesta teoria.

3) Por meio do processo de percepção social, como você avalia a questão do preconceito, estereótipo e discriminação entre os próprios funcionários e com relação aos clientes e fornecedores da empresa onde observou? Como a empresa lida com essa questão? De que forma a empresa poderia desenvolver uma percepção social mais consciente e humanizada?

4) “A contribuição da Psicanálise para as organizações se dá ao apontar como a sexualidade reprimida afeta a vida das organizações, mostrando como as pessoas descarregam suas frustrações e agressões e como se defendem (BANOV, 2005, p. 54). De que forma, você observa o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho com base na teoria psicanalítica de acordo com os mecanismos de defesa do ego.

RESPOSTAS:

1 – Sou proprietário de uma microempresa, eu considero meu convívio com os funcionários bom, temos uma ótima comunicação, somos respeitosos e amigáveis uns com os outros. Sempre deixo claro para eles que somos uma equipe, uma boa opinião é sempre bem vinda, analisada e discutida por todos. Por isso no meu ponto de vista não há desrespeito, descriminação e nem angustia no nosso ambiente de trabalho.

2 – Eu sou presente no petshop o tempo todo que ele permanece aberto, eu monitoro o caixa, os banhos e as vendas em geral, sempre procurando ajudar os funcionários. Quando necessário corrijo ou elogio tarefas e funções.

3 – Não aceito qualquer tipo de preconceito ou discriminação entre funcionários e/ou clientes. A política da minha empresa respeita todos com igualdade. Como deveria ser respeitado em qualquer lugar ou estabelecimento.

4 – Procuro conhecer bem os funcionários, dou total abertura para diálogos e até mesmo desabafos, se ele não se sente bem em falar comigo tudo bem, mas sempre vou orientá-lo à fazer o certo e apoia-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com