TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia nas Organizações

Por:   •  27/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Motivação

Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa, para o alcance de um determinado objetivo.

O ciclo motivacional inicia com o surgimento de uma necessidade, uma força dinâmica e persistente que provoca o comportamento.  Quando surge uma necessidade, o estado de equilíbrio do organismo é rompido,  gerando um estado de tensão, insatisfação, desconforto e desequilíbrio, levando a pessoa a um comportamento ou ação a fim de tirá-lo do desconforto. Se essa ação funcionar a pessoa terá sua necessidade atendida, voltando ao  estado de equilíbrio anterior.

Entretanto nem sempre as necessidades são satisfeitas. Elas podem ser frustradas, causando disfunções de ordem física ou emocional como forma de liberar a tensão provocada, ou podem ser compensadas, neutralizando uma perda com um outro ganho.[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

A hierarquia das necessidades de Maslow

Maslow organizou as necessidades humanas em uma pirâmide, por ordem de importância. Na base encontram-se as necessidades mais baixas, chamadas primárias, enquanto no topo estão as necessidades secundárias. Estas só surgem quando as necessidades primárias estão relativamente satisfeitas.

[pic 5][pic 6][pic 7]

Necessidades Fisiológicas – Exigem satisfação imediata como fome, sono, cansaço, sexo e etc. No ambiente organizacional elas são relativas ao salário, benefícios, intervalo para descanso, bem como todo recurso necessário para o bem estar físico do funcionário.

Necessidades de Segurança – Levam a pessoa a se proteger-se de qualquer perigo. Na vida organizacional estão relacionadas com a estabilidade, supervisão, segurança nos equipamentos e ferramentas de trablalho

Necessidades Sociais – É a necessidade de participação e aceitação nos grupos sociais, troca de amizade e de afeto. Dentro da organização são atendidas pelos trabalhos em equipes, reuniões, confraternizações e etc.

Necessidades de Estima – Estão relacionadas com a auto-avaliação, auto-estima e aprovação social. A satisfação dessa necessidade conduz a um melhor aproveitamento do funcionário, enquanto o não atendimento leva a frustração e sentimentos de inferioridade, interferindo no seu desempenho. São satisfeitas através de promoções, reconhecimento, status, prestígio.

Necessidades de Auto-Realização – Levam a pessoa a buscar o ápice do seu potencial e seu desenvolvimento. Somente podem ser satisfeitas por recompensas que são dadas a si próprio, como o sentimento de realização.

Teoria dos dois Fatores de Herzberg

Herzberg fundamentou sua teoria no ambiente externo e no trabalho do indivíduo, no qual a motivação depende de dois fatores:

Fatores Higiênicos – Referem-se às condições que rodeiam a pessoa enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho. Constituem os fatores tradicionalmente utilizados pelas organizações para se obter a motivação dos empregados. Quando estes fatores higiênicos são ótimos evitam a insatisfação, enquanto quando são precários provocam a insatisfação. Incluem salários, estabilidade, conforto no trabalho, relação com colegas e supervisores e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com