TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA VÍDEO DE CONTABILIDADE

Por:   •  11/6/2015  •  Resenha  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA VÍDEO DE CONTABILIDADE

As principais Técnicas Contábeis são: escrituração, demonstrações contábeis, auditoria, análise das demonstrações contábeis.

Escrituração: onde se registra fatos que afetam ou irão afetar o patrimônio, esse registro é chamado lançamento, é feito em livros contábeis.

Existem dois métodos de escrituração: o método das partidas simples e método das partidas dobradas.

Método das Partidas Simples: que registra através do controle de um só elemento, e envolve apenas conta a conta sem relação das mesmas.

Método das Partidas Dobradas: onde as contas possuem relacionamento entre elas a cada débito correspondente a um crédito de igual valor, método mais usado das entidades.

A ordem da escrituração pode ser feita de formas diferentes dependendo da escola contábil, ou até mesmo do local onde se trabalha, cada lançamento é feito em ordem cronológica seguindo um padrão que determina as informações de lançamento. Esses lançamentos são feitos no Livro Razão, por último elabora o balancete de verificação, verificando assim o saldo dos credores e o total do saldo devedores, para se gerar os relatórios contábeis que são enviados para administradores e sócios para verificarem a situação da entidade, podendo assim tomar devidas decisões.

ESCRITURAÇÃO: É o registro dos fatos que afetam ou irão afetar o patrimônio. Também chamado de patrimônio, feito nos livros contábeis, podem ser chamados também de um conjunto de lançamento.

A escrituração tem inicio na existência nos documentos, os elementos de comprovação dos fatos seguidos dos registros propriamente ditos. Existem dois métodos de escrituração: O método das partidas simples (registra as operações do controles a partir de um só elemento). Envolvendo controles individuais conta a conta sem relacioná-las entre se, os métodos das partidas dobradas onde as contas possuem relacionamento entre elas (cada debito corresponde a um crédito de igual valor), o método mais usados na maioria das entidades. A ordem da escrituração pode ser feita de varias formas diferentes, dependendo da escola contábil, da forma de ou até do local do trabalho. Usar um método diferente não significa estar errado, cada lançamento é feita em ordem cronológica e segue um padrão que determina a informação dos lançamentos feitos.

Técnicas Contábeis: São os métodos utilizados para o registro dos fatos Administrativos, elaboração de demonstrações contábeis e a qualidade dos lançamentos. Estuda a comparação dos dados contábeis para saber a realidade financeira da empresa, utilizam-se as seguintes técnicas contábeis: Escrituração, demonstração contábeis, auditoria e analise de demonstrações contábeis.

Escrituração: Registros dos fatos que afetam ou irão afetar o patrimônio,  também é chamado  de lançamento e é feito através de livros contábeis, pode ser um conjunto de lançamentos. Existem dois tipos de escrituração, os da partidas simples e os partidas dobradas que é o mais usado na contabilidade.

O método das Partidas Dobradas apesar de serem previstos para serem utilizados em lançamentos contábeis é comum também serem exigidas em contas de balanços. Então podemos definir que a função da escrituração é o controle contábil, chamado cientificamente de controlismo, aquele que se baseia nas contas.  

O vídeo sobre Métodos de Escrituração da Avenida Cult começa demonstrando que as principais técnicas contábeis são escrituração ou demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis.

A partir daí faz-se uma explicação sobre Escrituração que é o lançamento ou registro dos fatos nos livros contábeis. Explicam-se os métodos de lançamentos que são os de Partidas Simples e Partidas Dobradas. Esse último é o mais usado pelas entidades. Partidas Simples é o controle de um só elemento, já o de Partidas Dobradas as contas possuem relacionamento entre elas .A ordem de Escrituração pode ser feita de várias maneiras. O modo a ser usado depende da escola contábil, de como se entende a ciência contábil ou até o local de trabalho. Fala-se também sobre o Livro Diário onde os lançamentos são feitos por ordem cronológica de acordo com um padrão que determina o lançamento feito. Logo após passa-se as informações do Livro Diário para o Livro Razão.

Para  finalizar faz-se o Balancete de Verificação onde verifica se o saldo credor é igual ao saldo devedor e ,consequentemente, geram-se os Relatórios Contábeis.

O vídeo mostra quais são as técnicas contábeis utilizadas: Escrituração, Demonstrações Contábeis, Auditoria e Análise das demonstrações Contábeis.

Escrituração são os lançamentos ou registros dos fatos e dos atos administrativos que tem relevância podendo assim alterar o patrimônio da empresa, estas informações são lançadas nos livros contábeis.

Podemos dividir em dois os métodos de escrituração, o método das Partidas Simples e o Método das Partidas Dobradas.

Método das Partidas Simples: Registra-se as operações através de um só elemento ou seja Débito ou Crédito.

Método das Partidas Dobradas: Sempre existirá dois lançamentos, ou seja para cada Débito terá um Crédito e vice versa, sabendo assim de onde vieram os recursos e onde serão aplicados. Este método é o mais utilizado pelas entidades.

Existem diversas formas de se estruturar a escrituração, uma delas é o livro diário onde são lançadas as informações (fatos) em ordem cronológica, depois são lançados no livro razão e em seguida será elaborado um Balancete para verificar a igualdade dos saldos de Devedores e Credores.

Em todas as etapas serão gerados relatórios que servirão para a análise financeira da empresa e até mesmo para serem apresentados em futuras auditorias, assim podemos verificar a importância de todos os elementos na contabilidade.

Classificação Contábil (Bens, Direitos e Obrigações)

CONTA

B/D/O

R$

Caixa

B

1.000,00

Banco

D

8.500,00

Fornecedores

O

18.550,00

Energia Elétrica a pagar

O

125,00

Clientes

D

13.025,00

Estoques de Mercadorias

B

15.500,00

Salários a Pagar

O

15.500,00

Máquinas

B

25.000,00

Softwares

B

95.000,00

Imóveis

B

260.000,00

Empréstimos a Pagar

O

1.350,00

Móveis e Utensílios

B

12.500

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com