TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Contabilidade Trabutária

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Contabilidade Trabutária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

Contabilidade tributaria nas empresas. (Resenha).

Por causa do aquecimento da economia as empresas brasileiras e similares de qualquer porte ou tamanho, estão em momento muito delicado.

Um momento bastante especial, pois adequações inseridas na contabilidade brasileira exigem maior transparência e controle interno das empresas, diminuindo a informalidade e a sonegação fiscal.

Com o aumento dessas tecnologias os profissionais estão buscando maior conhecimento.

Diagnósticos empresariais devem ser feitos para classificar os pontos fracos e os pontos fortes da empresa, para assim fortalecer os pontos fracos com medidas tomadas pelos gestores, e continuar com os pontos fortes, sempre buscando a melhoria da gestão empresarial.

Para minimizar os impactos que as empresas causam no meio ambiente, as mesmas participam de projetos ambientais. Outras resolvem reduzir custos com a terceirização, mas não tem um controle da qualidade dos produtos de sua industrialização.

Identificação, tratamento e gerenciamento dos tributos, compreendem parte da contabilidade gerencial. Para o exercício dessa contabilidade, o conhecimento dos tributos é matéria principal, mesmo o empreendimento sendo caracterizado como imune ou isento. Mesmo haja a desobrigação de apresentar tributos, são imprescindíveis os documentos que confirme o mesmo.

Vários mecanismos foram criados para dar maior transparência na contabilidade, tais como: EFD, SPED (fiscal, contábil, contribuições folha), ponto eletrônico, certificação, NF-e, CT-e, NFS-e, banco de balanços, que vislumbram maior transparência e controle interno das empresas.

Um dos melhores e mais importantes instrumentos que devem ser utilizados pela empresa é o PES (Planejamento Estratégico Sustentável).

Não seria apenas criar mecanismos mais completos de avaliação do valor e do potencial de negócio de uma empresa para orientar investidores em busca de oportunidades. Trata-se, muito mais, de retratar melhor a realidade efetiva da empresa, que vai além dos números aparentes, para se tomar as decisões estratégicas mais adequadas.

Devemos entender que sua revisão implica na sua flexibilidade quando identificado fatos que possa afeta-lo.

O ambiente econômico e de negócios vem se tornando muito mais complexo do que em qualquer outra época. Todos buscam uma visão mais ampla do desempenho de tudo o que administram, a fim de entender se o resultado alcançado é sustentável, se ele está alinhado à estratégia e se favorece o desenvolvimento das pessoas, como cidadãos ou funcionários.

A existência das empresas não é fruto de um trabalho isolado, mas sim, da interação destas com o ambiente que as cercam gerando bem-estar da sociedade.

O exercício desta função social estaria relacionado a uma conduta ética, nascida das pressões pela sociedade, com o objetivo de promover maior qualidade nas informações recebidas, minimizando ações irresponsáveis. Com mais ética nos negócios e nas atividades, respeito e preservação do meio ambiente, motivação e valorização dos funcionários, são o que as empresas buscam.

Para atender às demandas e à responsabilidade social, o empresário defronta-se, atualmente, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com