TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha da historia da contabilidade

Por:   •  14/4/2015  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  3.367 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAMENTOS DA TEORIA DA CONTABILIDADE

Autor: José Luiz dos Santos; Paulo Machado, Nilson Perinazzo. São Paulo. Editora Atlas.V6.

Os capítulos estudados do livro destacam as necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam, com isso surgiu a contabilidade. Logo as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros. Assim podemos dizer que a função da contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica.

Schimidt considera que a contabilidade é proveniente da era ré histórica, juntamente como as origens das civilizações. O inicio da urbanização gerou uma classe governante que foi enriquecendo com a exploração do trabalho, cobrando impostos e exercendo controle militar, politico e religioso.Juntamente com a evolução das civilizações a contabilidade foi se manifestando dentro do contexto evolutivo.

A contabilidade no mundo antigo foi muito lenta ao longo dos séculos, com ciência chegou apenas no século XIX. Historicamente, os primeiros tratadistas contábeis fizeram o uso do registro, e segundo Viana ela era vista como arte, pois nesse período não havia preocupação com a sistematização.

A contabilidade na era da sistematização ,posso concluir que as técnicas das partidas desdobradas e a primeira dela vem de tempos antigos. Schimidt aponta dois grandes motivos que podem ter sido propulsores das partidas desdobradas: o desenvolvimento econômico de alguns atos comercias da Itália, como Veneza, Gênova e Florença e o início da tecnologia de impressão de livros que se deu na Alemanha.

Pelo que foi abordado no livro, graças aos pesquisadores a ciência contábil evoluiu muito e se classificou depois de um tempo como uma disciplina cientifica. Na contabilidade cientifica surgiram quando vários mestres formaram suas próprias teorias, que são semelhantes entre si, assim surgiram uma serie de escolas de pensamentos contábil.

Segundo Goldberg(1965) a teoria da doutrina e prática da contabilidade, reagem e interagem umas sobre as outras, ao longo da história várias foram as escolas de pensamento contábil, porém nem todas trouxeram avanços na essência do estudo da ciência contábil.

No capítulo 3.1, também foi abordado as condições essenciais da contabilidade, que são o relacionamento da propriedade e seu uso, é um meio de mensurar esse relacionamento de um ponto de vista particular. Temos que ter um ponto de vista para a contabilidade, Goldberg(1965) ilustrou essa situação utilizando um simples caso de uma terra que era alugada para um produtor primário. O arrendador obviamente possui a uma relação de propriedade em relação a terra, já o relacionamento do inquilino é de uso.

No brasil hoje as funções da contabilidade são bem amplas e vital para as empresas, são bem importantes para tomadas de decisões. O profissional da área da contabilidade está ganhando muito destaque no mercado de trabalho.

Como vimos, esse trabalho é um resultado de um estudo da história e evolução  da contabilidade. Destacando que umas das principais tarefas da contabilidade é a de esclarecer as características dos relacionamentos que são sua responsabilidade.

À medida que o tempo foi passando, o conhecimento contábil foi progredindo, acumulando os conhecimentos anteriormente adquiridos para a elaboração e fixação de novas correntes, ganhando força, sofrendo influências, inovando. Desenvolveu-se assim, de forma continua, do empirismo à revolução da tecnologia da informação e com certeza continuará neste processo a serviço da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com