TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVELANDO A LÓGICA DA MUDANÇA: A ORGANIZAÇÃO COMO FLUXO E TRANSFORMAÇÃO

Por:   •  14/12/2020  •  Resenha  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

CAPÍTULO 8 - REVELANDO A LÓGICA DA MUDANÇA: A ORGANIZAÇÃO COMO FLUXO E TRANSFORMAÇÃO

A primeira menção de Morgan teve relevante influência no progresso da ciência e da concepção ocidental, Heráclito, um homem que vivia em sintonia com a natureza. Um dos primeiros a interpelar o conceito de que o universo está num contínuo modo de fluxo, acreditando que seus mistérios seriam desvendados nas tensões e conexões ocultas. 

David Bohm, físico nuclear, se utilizava de alegorias para mostrar sua perspectiva. Uma delas era contemplar o universo como um grupo de conexões que se desenrolam como uma composição musical, onde distintos aparelhos e notas florescem no interior de uma conexão entre eles para gerar uma melodia.

Na teoria de Bohm, denominada Holomovimento, a realidade é separada em duas ordens: explicita (exposta) e implícita (encoberta). O domínio do encoberto é a criatividade, sendo assim uma serie de possiblidades que ficam expostas.

As formas captadas na ordem exposta concedem-se um certo nível de liberdade e auto ajuste, todavia sejam constantemente comtempladas como submissas no contexto da ordem encoberta para que sejam capazes de existir. Perante circunstâncias adequadas, especificas ordens expostas se tornam plausíveis. Destaca-se que as ordens, encobertas e expostas, inter-relacionam-se e são capazes de criar e gerar formas em um período de tempo.

Procura-se um entendimento em relação a estrutura da vida social e oferecer outra perspectiva sobre a relevância e a função da cultura, do subconsciente e de outros fatores produtores. A coerência é maior e melhor com hipóteses mais materialistas que destacam como a sociedade cresceu e evoluiu fundamentada em alguma estrutura lógica. O estudo de Bohm diz que a realidade é criada por instrumentos produtores que surgem do domínio real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com