TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reforma Tributário

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO TECNOLÓGICA

EM GESTÃO FINANCEIRA

Ladyanne de Araujo Melo Galvão

RA: F285HH5

Turma: GF3Q07

Período: noite

Campus: Chácara Santo Antonio

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Reforma Tributária

Professora: Valdice Neves

REFORMA TRIBUTÁRIA

Reforma Tributária é uma mudança nas leis que determinam a cobrança e o pagamento de impostos e tributos a ser pagos pelos brasileiros. A reformulação do sistema tributário pode ser realizada tanto para aumentar quanto para diminuir a quantidade de impostos e tributos cobrados ou volume financeiro arrecadado.

O objetivo da Reforma Tributária do governo, é tornar o sistema tributário mais transparente e simplificar o processo de arrecadação dos impostos e tributos pagos atualmente com o propósito de estimular a atividade econômica e gerar mais eficiência ao sistema de arrecadação.

A proposta traz a substituição do PIS (Programa de Integração Social) e da COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) por um imposto único sobre bens e serviços, com alíquota de 12%, chamado de CBS (Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços), no qual é limitada aos tributos federais sobre consumo. Os impostos municipais e estaduais sobre consumo e serviços o ISS e o ICMS não estão incluídos. A segunda etapa envolverá outra simplificação, a do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que é gerado às indústrias e estabelecimentos equiparados aos industriais. Na terceira fase entrarão os Impostos de Renda para pessoas físicas e jurídicas, nela, a ideia é reduzir a tributação sobre as empresas e instituir cobrança sobre dividendos, criando mecanismos para desestimular a “pejotização” (ato de manter empregados por meio da criação de empresa) no mercado e por último, um debate sobre a desoneração da folha de salários das empresas e a criação da nova CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Para isso, o governo discute a criação de um imposto sobre transações financeiras para viabilizar a perda de arrecadação com a folha.

Do ponto de vista empresarial, é uma maneira de facilitar o cumprimento das obrigações tributárias, levando os empreendedores a despenderem menos tempo para entender os impostos que precisam pagar.

Do ponto de vista do cidadão, o maior impacto será a simplificação e igualdade contributiva, com o intuito de dar transparência para que os contribuintes recolham e saibam qual será a destinação do quanto foi arrecadado.

                

CONCLUSÃO

                Em virtudes dos fatos mencionados, entende-se que o governo espera acabar com as cobranças diferenciadas para vários setores, possibilitando um ambiente de negócios mais favorável e eficiente para a economia brasileira. Isso facilita a tributação de bens e serviços para as empresas e resulta em transparência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com