TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REFORMA URBANO DO RIO DE JANEIRO

Por:   •  1/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.203 Palavras (13 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 13

   [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

]][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

        [pic 9][pic 10]

Sumário

1 – INTRODUÇÃO        4

2 – PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR        5

3 CONTEXTO GERAL DA REFORMA PEREIRA PASSOS        7

4 – CONCLUSÃO        12

4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13


1 – INTRODUÇÃO

No começo do século XX, a cidade do Rio de Janeiro já era capital do país, entretanto, ainda carecia de muitas melhorias para que fizesse jus ao seu status de centro de uma nação. Foi baseado no contexto de mudanças que o momento exigia além de outras peculiaridades da cidade, como a inexistência de saneamento básico que facilitava a proliferação de doenças, que surgiu por parte do então prefeito do Rio de Janeiro Pereira Passos apoiado pelo presidente Rodrigues Alves, a vontade de trazer uma cara mais moderna, fugindo da visão de atraso. O prefeito se inspirou em Paris para fazer reformas urbanísticas na cidade, construindo praças, alargando ruas e criando estruturas de saneamento básico. Entre os principais feitos de Pereira Passos estão o Teatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional. O presidente levantou os recursos e o prefeito pôde realizar as obras, a higienização ficou nas mãos do médico Oswaldo Cruz, diretor do Serviço de Saúde Pública.

A reforma urbana carioca foi inspirada na reforma feita em Paris no século XIX, entre 1853 e 1870. Em sua gestão, Passos modernizou a Zona Portuária, criou a Avenida Central, hoje Rio Branco, a Avenida Beira-Mar e a Avenida Maracanã. A reforma também focou em adaptar a cidade para os automóveis e é justamente nesse período que a energia elétrica chega e a reorganização do espaço urbano carioca acontece, entretanto, devemos antes de mais nada definir para quem foi bom ou mau as tantas alterações que a cidade sofreu é primordial para entendermos como o Rio de Janeiro se tornou uma das cidades mais violentas do mundo, com o maior índice de desigualdade já visto em um grande centro e ao mesmo tempo uma das cidades mais belas do país.


2 – PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR

Público Alvo: Turma do 2º ano do Ensino Médio

Conteúdos de História:

  • O Contexto da reforma urbana Pereira Passos
  • A diferença entre a reforma municipal e federal
  • Aspectos políticos e sanitários que embasaram a reforma urbana
  • Inspiração visual da reforma urbana
  • Impacto da reforma no Rio de Janeiro do século XX

Conteúdos de Geografia:

  • O processo de favelização da cidade
  • Crescimento populacional desenfreado
  • Estrutura Urbanística precária
  • Desigualdade social

Objetivos geral:

Diante do tema “A reforma urbana do Rio de Janeiro no governo Pereira Passos’’ iremos inicialmente entender quais foram os principais acontecimentos e necessidades que levaram ao Presidente Rodrigues Alves e o prefeito Pereira Passos executarem a modernização da cidade e também identificar as consequências diretas e indiretas de tal reforma para a cidade do Rio de Janeiro no contexto socioespacial e cultural.

Objetivos específicos:

Primeiramente iremos analisar a reforma Pereira Passos como parte de um planejamento que já estava sendo arquitetada pelo governo federal, podemos ressaltar também que Pereira Passos em suas cartas demonstra a verdadeira intenção de sua reforma. Muito autores de forma taxativa indicavam as ações municipais como elitistas, entretanto, com uma analisa mais crítica de documentos da época como as cartas do então prefeito, percebe-se que apesar de ter tido um caráter conservador a reforma não era engessada no conceito de exclusão social. Podemos definir também a extensão das consequências da modernização da cidade, pontos positivos e negativos no pós reforma.

Nº de aulas: Serão necessárias quatro aulas para que seja desenvolvido esse conteúdo.

Metodologia:

Para desenvolver nos alunos do 2º ano do ensino médio podemos analisar o trecho a seguir.

[...] sobre os passeios dos boulevards, levantaram-se desde as vésperas do natal, e ainda lá se conservam barraquinhas muito toscas de madeira e lona, onde se vende de tudo, mas principalmente brinquedos de toda espécie que algumas famílias pobres fabricam durante o ano em seus próprios aposentos. A municipalidade permite todos os anos esse gênero de negócio, porque dele vivem aquelas famílias. Foi pela mesma razão que nunca quis proibir os vendedores de balas nas ruas, que muita gente queria que eu proibisse no Rio de Janeiro.

Devemos ressaltar alguns aspectos do trecho acima retirado de uma das cartas de Pereira Passos, primeiramente um caráter conservador, entretanto, a preocupação com os mais abastados e suas fontes de renda. Muito se falava do aspecto seletivo da reforma realizado por Pereira Passos na cidade, em um tentativa de excluir os mais abastados da capital do país, entretanto, após revelados trechos de cartas que o mesmo trocou com o engenheiro Alfredo Américo de Souza Rangel após o final do seu mandato, mas especificamente entre os anos de 1906 e 1909, durante viagens que realizou por diversos países, houve uma mudança de pensamento de acordo com o entendimento de que o prefeito demonstra uma opinião diferente da qual seu nome foi associado durante muito tempo.

Atividades propostas para o estudo do tema:

  • Visitas guiadas ao centro do Rio de Janeiro
  • Estudo documental de imagens da época
  • Estudo sobre o espaço urbano da cidade que antecedeu a reforma, para melhor entender os motivos que levaram a tais mudanças.
  • Apresentar aos alunos documentários sobre os principais aspectos sobre a reforma.
  • Realização de testes de conhecimento geral sobre o assunto.

Recursos:

Será necessário Datashow em sala, despendimento de transporte para visita ao centro da cidade em locais históricos e material didático específico para analisa do temo proposto.

Avaliação:

Será realizada a avaliação meritocrática, através do desempenho diário dos alunos nas atividades propostas, como debates.

Será exigido a elaboração de textos dissertativos sobre o conteúdo ministrado durantes as aulas.

Também será aplicado testes de conhecimento.

Referências:

Como de Gestão citar: Urbana, Silva, M. G. C. F. (2019). Algumas considerações sobre a reforma urbana Pereira Passos. urbe. Revista Brasileira,11, e10180179. https://doi.org/10.1590/2175-3369.011.e20180179

http://wpro.rio.rj.gov.br/revistaagcrj/wp-content/uploads/2016/11/e05_a9.pdf

http://oswaldocruz.fiocruz.br/index.php/biografia/trajetoria-cientifica/na-diretoria-geral-de-saude-publica/reforma-pereira-passos

http://www.arqpop.arq.ufba.br/tags/reforma-pereira-passos


3 CONTEXTO GERAL DA REFORMA PEREIRA PASSOS

A reforma urbanística do rio de janeiro ocorre em um momento confuso da história da cidade e do país. Justamente após a abolição da escravatura a cidade passava por um crescimento populacional e a infraestrutura não acompanhou essa demanda. Sabe-se que a abolição na prática não estratificou socialmente o negro, não houve a diminuição da desigualdade. O negro viu-se largado a sorte, em uma cidade ainda mal estruturada apesar de sua grande riqueza natural. É diante deste cenário que o então prefeito Pereira Passos resolve trazer para a cidade do Rio de janeiro algo inovador que iria solucionar os problemas que a mesma vinha sofrendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (221.3 Kb)   docx (61.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com