TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relevância da Mídia Televisiva da Rádio TV do Amazonas

Por:   •  28/10/2019  •  Monografia  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS - FGV

Escola Brasileira de Administração Pública – EBAP

Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa - CFAP

Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE

[pic 1]

Kicileny Silva Castro

Pré-projeto de dissertação apresentado ao curso de Mestrado Executivo da Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas/ISCTE

Prof. Marcus Vinicius Rodrigues, Dr.

Manaus, 2008

  1. IDENTIFICAÇÃO DO TEMA        

        

Foco nos pequenos e médios empresários de Manaus – Mídia televisiva do Grupo Rede Amazônica.

2. IMPORTÂNCIA E RELEVÂNCIA DO TEMA

Nenhum veículo de comunicação encurta mais à distância entre consumidores e produtores de bens e serviços do que a TV. Por isso, quando ela se instala numa comunidade, pode-se ter a certeza de que a economia local vai dar um salto, a TV projeta a força dos mercados locais.

Uma emissora de TV tem um caminho aberto para conversar com a comunidade e desenvolver uma linguagem própria, afinada com as características da sua área de cobertura – um bairro, uma cidade, um estado, uma região. Na medida em que alcança sucesso comercial, a emissora de TV não apenas solidifica as bases que lhe permitirão investir mais na qualidade da distribuição de sinal, na produção de programação e jornalismo local e no seu envolvimento com a comunidade, como também se transforma em um poderoso instrumento de crescimento da economia local, proporcionando alavancagem às empresas mais organizadas e ousadas, que se tornam capazes de atrair um número maior de clientes, através do investimento em publicidade.

Dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, afirmam que 99,2% de todas as empresas estabelecidas no Brasil são de micro e pequeno porte e que apenas uma pequena parcela de 0,8% das empresas é de médio e grande porte.

Esse universo de 99,2% praticamente não utiliza a mídia televisiva para desenvolver sua empresa, deixando escapar uma ótima oportunidade para aumentar seu faturamento e destacar-se no mercado, uma vez que a mídia televisiva consegue levar os produtos e serviços de uma empresa ao seu principal foco, seus clientes potenciais, evitando desperdício no investimento.

A grande vantagem de anunciar em televisão é o fato de ser ela o único meio receptivo, perceptivo e, atualmente com a Internet e o sistema digital, totalmente interativo.

Receptivo, porque, em virtude do telespectador não ter necessidade de estar atento, pode estar até mesmo desempenhando outra atividade, enquanto recebe informações através do vídeo.

Perceptivo, em virtude de, ao estar assistindo televisão, o telespectador consegue captar informações em vídeo, detalhes de produtos, tais como: demonstrações de utilização de produtos, design, cores, emoções, etc.

Interativo, em virtude de possibilitar ao telespectador à sua participação na programação em tempo real, a exemplo dos programas: Big Brother Brasil , Fantástico, Casseta & Planeta, etc.

A Tv Amazonas oferece audiências relevantes ao longo de toda a sua programação. Sem audiências relevantes, de nada adianta pagar pouco pela inserção de um comercial, uma vez que para tornar viável a convivência de clientes de diferentes portes dentro da emissora, parte-se da multiplicidade de oportunidades disponíveis na programação emissora. Graças às audiências altas ao longo de toda a programação da TV Amazonas, é possível oferecer aos anunciantes e agências, intervalos comerciais com um amplo espectro de preços, onde a empresa possui profissionais de atendimento ao cliente altamente competentes, com conhecimento de detalhes de toda a programação, audiência, custo por cada mil telespectadores, particularidades do produto oferecido, público-alvo do programa e essencialmente do cliente. A partir desses pontos, esses profissionais estão aptos a efetuar uma venda segura para o anunciante, possibilitando maior retorno nos investimentos publicitários dos empresários. Pesquisas de mercado, de opinião e de audiência são constantemente realizadas. A partir daí, são desenvolvidas ações que facilitem a venda dos produtos através de planos específicos, naturalmente direcionados para novos e antigos clientes. Vale ressaltar que são produzidos estudos que propiciem a análise do mercado já existente e de propenso mercado futuro. Também através das fontes pesquisadas, é estruturada e norteada a programação local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (208.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com