TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TV Digital

Artigo: TV Digital. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 4

TV Digital: Conceitos, possibilidades e desafios

Bruno Siqueira da Silva

URI Santo Ângelo – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Departamento de Engenharias e Ciência da Computação – 8º Semestre

brunosiqueiradasilva@gmail.com

Abstract. In this paper analyzes the main challenges in the relationship and Digital TV users, bringing the set of concepts inherent in the subject, some of the technologies involved, as well as the processes and best practices used to develop interactive applications accessible and usable.

Resumo. Nesse artigo faz uma análise sobre os principais desafios na relação TV Digital e os Usuários, reunindo o conjunto de conceitos inerentes ao tema, de algumas tecnologias envolvidas, assim como dos processos e das boas práticas usuais para o desenvolvimento de aplicações interativas acessíveis e usáveis.

1 Introdução

Nos últimos anos os profissionais de Interação Humano-Computador (IHC) buscam um melhor entendimento para o relacionamento entre humanos e computadores, frequentemente, com o olhar voltado para a melhoria do design da interface. Porém, diante às grandes mudanças tecnológicas, acabam impondo necessidades diferenciadas de interação: sua forma de utilização e como acessá-lo para torná-lo útil.

Uma destas mudanças tem ocorrido nas áreas de TV, telecomunicação e transmissão televisiva, onde a tecnologia digital está substituindo à analógica e com isso abrindo um leque de alternativas e possibilidades de produtos e serviços. Com a mudança desse paradigma, a TV toma forma de computador, herdando uma série de funcionalidades que hoje são disponibilizadas pela Web, em especial a interatividade, sem perder o objetivo e funções inerentes da TV convencional. Para Zuffo (2006) e Barros (2006): “a TV Digital acaba se tornando um ponto de convergência entre diversas mídias, mais poderosa e funcional que sua antecessora, porém muito mais complexa”.

Além das particularidades de implementação, há outros desafios, como as questões culturais, sociais e educacionais que, em se tratando de Brasil, possui um forte componente de preocupação que é o grande contingente de brasileiros com baixo nível de alfabetização (PNAD, 2009). Deste modo, pode-se dizer que requisitos como de usabilidade e acessibilidade são indispensáveis, uma vez que permitem a avaliação dos riscos positivos e negativos da nova tecnologia.

Nessa perspectiva, esse artigo preocupou-se em fazer análise sobre os conceitos e principais desafios na relação TV Digital e os Usuários. Quanto à pesquisa bibliográfica, foi realizada por meio da seleção de trabalhos já publicados e disponíveis na Web, como artigos, e-books, enciclopédias virtuais entre outros. Nesse contexto, todo o estudo visa também atender a tarefa/atividade proposta pela disciplina de Tópicos Avançados em Computação II-B, do curso de Sistemas de Informação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das

Missões - Campus Santo Ângelo, sob orientação da Prof.ª Msc. Cristina Paludo Santos, onde foram explorados estudos importantes na área de IHC.

2 TV Digital Interativa e TV Digital

A definição de televisão interativa é tão variada quanto à da própria interatividade. Vários autores abordam o conceito dos mais variados pontos de vista. Entretanto, o conceito adotado neste artigo foi o de Freitas (2010), e define como “um diálogo entre os usuários e os responsáveis pelo canal, programa ou serviço, que faz o usuário ir além da atitude passiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com